SóProvas


ID
2985763
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que uma entidade integrante da Administração indireta estadual, após sofrer contingenciamento das dotações orçamentárias previstas para o exercício, necessite proceder a um programa agressivo de redução de despesas, incluindo a descontinuidade de algumas ações e projetos. Instalou-se, então, um conflito entre os gestores dos referidos projetos, cada qual sustentando a maior importância das ações sob seu comando e resistindo à indicação dos projetos a serem suprimidos. O responsável pela tomada de decisão lidou com o conflito instalado a partir de uma negociação distributiva, o que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    NEGOCIAÇÃO DISTRIBUTIVA: é aquela em que para que o conflito seja solucionado, uma parte ganha, a outra perde. Pode ser chamada de negociação ganha-perde, pois tudo o que uma parte consguir ganhar será às custas da outra.

    NEGOCIAÇÃO INTEGRATIVA: Busca gerar uma relação ganha-ganha, todos saem vitoriosos.

     

  • Os filtros do QC são ótimos. SQÑ! Essa questão é de Adm.

  • Resolução de conflitos por PROCESSO Atua no conflito já INSTALADO , buscando Resolução de conflitos ESTRUTURALISTA Atua no conflito PRESTES a ser instalado Negociação Distributiva = PERDE x GANHA Negociação Integrativa = GANHA x GANHA
  • Habilidades de negociação.

    Negociação Distributiva: (perde/ganha)

    Negociação integrativa:(ganha/ganha)

  • Maravilha de questão!

  • Segue o macetinho da coleguinha aqui:

    Estilos de gestão de conflitos

    Acomodação: alto grau de cooperação sem assertividade "crédito de boa vontade"

    Colaboração: Necessita tanto de colaboração quanto de assertividade (ganha,ganha)

    Compromisso: cada parte cede e ganha (integrativa) "jogo de cintura"

    Evitação: nem assertiva nem colaborativa(custo do conflito é alto) "política, religião, sexualidade..."

    Competição: somos assertivos (distribuitiva) "alguém sairá vencedor e alguém saíra derrotado

    GABA "e"

  • Negociação (Barganha) distributiva: sempre haverá um lado “vencedor” e um lado “perdedor", ou seja, uma operação de “soma zero". Normalmente ocorre quando não ha possibilidade de expansão dos recursos disputados e esses têm de ser distribuídos entre todos os envolvidos.

    Negociação (Barganha) integrativa: parte do pressuposto de que é possível encontrar pelo menos uma situação de convergência de opiniões pela qual seja possível estabelecer uma relação “ganha-ganha". Toma-se possível quando é viável redimensionar recursos ou. ainda. quando se buscam resultados positivos menos imediatistas de relacionamento entre as partes.

    Tiradentes Online- Heron Lemos

  • Como vimos na parte teórica acima, na negociação distributiva temos um lado que perde e outro que ganha frente aos recursos escassos. Por isso o nosso gabarito é a letra E. Já na negociação integrativa, ambos os lados saem ganhando.

    Gabarito: E

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Gerenciamento de Conflitos. Sendo cobrado mais especificamente a Habilidade de Negociação Distributiva.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação das Habilidades de Negociação. Segundo Ribas (2015), ao negociarem, as pessoas podem chegar a dois tipos de troca e concessão:


    "Negociação distributiva: sempre haverá um lado “vencedor" e um lado “perdedor", ou seja, é uma operação de “soma zero". Normalmente, ocorre quando não há possibilidade de expansão dos recursos disputados e esses têm de ser distribuídos entre todos os envolvidos.
    Negociação integrativa: parte do pressuposto de que é possível encontrar pelo menos uma situação de convergência de opiniões pela qual seja possível estabelecer uma relação “ganha-ganha". Torna-se possível quando é viável redimensionar recursos ou, ainda, quando se buscam resultados positivos menos imediatistas de relacionamento entre as partes." (Ribas, 2015, p. 358).
    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Errado, pois a questão afirma que a Abordagem de Processo atua não para solucionar o conflito, mas para mitigar os seus efeitos. Essa informação desqualifica o item, porque a Abordagem de Processo atua para reduzir os conflitos por meio de modificações do processo e intervenção no episódio do conflito e não os seus efeitos.


    B) Errado, pois na negociação integrativa é possível encontrar pelo menos uma situação de convergência de opiniões pela qual seja possível estabelecer uma relação “ganha-ganha", ao contrário do que afirma a questão em “que tem como premissa a impossibilidade de uma solução que contemple a expectativa de todos os envolvidos".


    C) Errado, pois a “desescalonização do conflito", que é uma maneira de resolução dos conflitos na abordagem de processo, pressupõe que uma parte reaja cooperativamente ao comportamento de conflito da outra, e não as duas cooperativamente.


    D) Errado, pois a questão afirma que “o responsável pela tomada de decisão lidou com o conflito instalado a partir de uma negociação distributiva", ou seja, o conflito já é latente, contrariando a abordagem estrutural que atua no conflito ainda não instalado.


    E) Certo, pois o item afirma que não há possibilidade de expansão dos recursos disputados e a relação é ganha-perde, sendo que esses dois pontos se adequam perfeitamente ao conceito de Negociação Distributiva, visto acima (Ribas, 2015).

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • é aquela situação: 'não tem o que eu fazer pra resolver o conflito, então vou distribuir desse jeito e assim será. Engole o choro!"