SóProvas


ID
2985766
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A literatura existente sobre a motivação no âmbito das organizações contempla diversas teorias que buscam explicar tal fenômeno a partir de diferentes perspectivas. Uma delas é a Teoria dos dois fatores, ou Bifatorial, proposta por Herzberg. Segundo essa teoria,

Alternativas
Comentários
  • Marquei a letra A. Nem li o restante. Próxima.

  • GABARITO LETRA A

    Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:

    > "Fatores motivacionais"/ INTRÍNSECOS (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização;

    > "Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

    A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.

  • Quando li "fatores motivacionais e higiênicos" corri para o abraço e marquei letra A. Simbora que a aprovação está próxima.

  • Gab.: Alternativa A

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG: Basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação.

    Fatores Motivacionais > Relacionados com as necessidades do mais alto nível, como reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Quando esses fatores não existem as pessoas são neutras. Provocam satisfação quando são ótimos.

    Fatores Higiênicos > Influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Entre esses fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. São incontroláveis pelo indivíduo.

  • Fatores Motivacionais: Intrínsecos ao contexto do trabalho. Ex: maior autonomia na execução do trabalho. Promovem a satisfação.

    Fatores Higiênicos: Extrínsecos ao contexto do trabalho. Ex: salário. Previnem a insatisfação.

  • Gab. A

    TEORIA DOS DOIS FATORES - HERZBERG

    Intrínsecos - Motivacionais: Ligados ao conteúdo do cargo. Se atendidos, satisfazem. Se não atendidos, não levam à insatisfação.

    Extrínsecos - Higiênicos: Aspectos relacionados ao ambiente de trabalho. Se forem atendidos, não vão motivar, apenas evitam a insatisfação. Por outro lado, se não forem atendidos, geram a insatisfação.

  • Fatores Higiênicos: Condiçõesdo trabalho

    Exemplo: salário,ambiente, estilo de gerência

    √ Atendidos: Não satisfação (TÁ OK! É BÁSICO!) NEUTRALIDADE*

    √ Não atendidos: Insatisfação ( NÃO TÔ FELIZ!)

    Fatores Motivacionais: Conteúdo do cargo

    Exemplo: Poder,atribuições do cargo,crescimento pessoal

    √ Atendidos: Satisfação ( ESTOU FELIZ!)

    √ Não atendidos: Não Satisfação (TÁ OK! É BÁSICO!) NEUTRALIDADE*

    GABA "A"

  • GABARITO: LETRA A

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    FONTE: Prof. Heron Lemos

  • Nem li as outras assertivas. Ao ler a letra A já marquei.

  • A Teoria dos dois fatores divide as variáveis em dois grupos: fatores motivacionais e fatores higiênicos. A presença ou ausência desses fatores implicará em motivação, indiferença (neutro) ou desmotivação, conforme tabela abaixo:

    A única alternativa que trata sobre fatores motivacionais e higiênicos é a alternativa A.

    Gabarito: A

  • GAB: A

    De acordo com a Teoria Bifatorial, os fatores que levam à satisfação, ou seja, associados a sentimentos positivos (fatores motivacionais – fatores intrínsecos) são diferentes dos fatores que levam à insatisfação, ou seja, associados a sentimentos positivos (fatores higiênicos – fatores extrínsecos). Os fatores higiênicos têm caráter preventivo, ou seja, quando estão presentes, apenas previnem a insatisfação, isto é, o indivíduo fica “não-insatisfeito” (mas não geram satisfação).

    Estratégia Concursos- Prof. Stefan Fantini

  • Gabarito: A

    A questão exige conhecimento sobre a Teoria dos Dois Fatores de Frederic Herzberg. De acordo com o autor, há duas categorias de fatores a serem considerados na motivação:

    1) Fatores higiênicos: referem-se às condições ambientais e físicas do trabalho. São aspectos que não podem ser controlados pelos funcionários.

    Quando presentes, evitam a insatisfação.

    Quando ausentes, causam insatisfação.

     

    2) Fatores motivadores: referem-se ao conteúdo do cargo, das tarefas e à realização do trabalho. Tais aspectos estão sob controle dos indivíduos.

    Quando presentes, causam motivação.

    Quando ausentes, evitam insatisfação.

    @adm.semduvida

  • Gabarito:A

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Para a Teoria dos dois Fatores, também conhecida como Teoria Higiene-Motivação, os fatores que levam à satisfação (fatores motivacionais) são diferentes dos fatores que levam à insatisfação (fatores higiênicos). Em outras palavras, para Herzberg, a motivação das pessoas depende de dois fatores que estão intimamente relacionados:

    -Fatores Motivacionais (satisfacientes): São fatores relacionados ao trabalho em si, tais como: o conteúdo do cargo, as atividades e tarefas desempenhadas, o crescimento profissional e pessoal, a presença de metas desafiadoras, o reconhecimento pelo trabalho executado, a responsabilidade do cargo, o desenvolvimento pessoal e profissional, etc. Estão relacionados com as necessidades secundárias do indivíduo. São fatores internos do indivíduo, que conduzem a sentimentos de autorrealização e satisfação. À vista disso, também são chamados de fatores intrínsecos. Para Herzberg, se esses fatores motivacionais estão presentes, eles geram altos níveis de satisfação (sentimentos positivos) nas pessoas (geram motivação). Por outro lado, quando esses fatores não estão presentes, surge um estado de não satisfação, ou seja, as pessoas ficam “neutras” em relação à motivação (em outras palavras, não gera motivação e nem desmotivação). 

    -Fatores Higiênicos (insatisfacientes): São fatores relacionados ao ambiente de trabalho, tais como: salário, políticas da empresa, relacionamentos interpessoais, benefícios sociais, segurança do ambiente de trabalho, qualidade da supervisão, condições físicas do ambiente de trabalho, relação com supervisores e subordinados, status, etc. Estão relacionados com as necessidades primárias do indivíduo. São fatores externos ao indivíduo, que o “rodeiam” enquanto ele trabalha. À vista disso, também são chamados de fatores extrínsecos. Esses fatores apenas têm um caráter preventivo e profilático. Nesse sentido, para Herzberg, quando esses fatores higiênicos estão presentes, eles apenas evitam a insatisfação (mas não geram satisfação), em outras palavras, gera um estado de não-insatisfação. Por outro lado, quando esses fatores não estão presentes, eles podem gerar insatisfação (sentimentos negativos).