SóProvas


ID
2988499
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO: Ecologia integral


      A ecologia integral parte de uma nova visão da Terra. É a visão inaugurada pelos astronautas a partir dos anos 60 quando se lançaram os primeiros foguetes tripulados. Eles veem a Terra de fora da Terra. De lá, de sua nave espacial ou da Lua, como testemunharam vários deles, a Terra aparece como resplandecente planeta azul e branco que cabe na palma da mão e que pode ser escondido pelo polegar humano.

      Daquela perspectiva, Terra e seres humanos emergem como uma única entidade. O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. A Terra emerge como o terceiro planeta de um Sol que é apenas um entre 100 bilhões de outros de nossa galáxia, que, por sua vez, é uma entre 100 bilhões de outras do universo, universo que, possivelmente, é apenas um entre outros milhões paralelos e diversos do nosso. E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora. Caso contrário não estaríamos aqui. Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, numa palavra, das ciências da Terra, nos advertem de que o inteiro universo se encontra em cosmogênese. Isto significa: ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições e novas expressões. Portanto ninguém está pronto. Por isso, temos que ter paciência com o processo global, uns com os outros e também conosco mesmo, pois nós, humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.

      Três grandes emergências ocorrem na cosmogênese e antropogênese: (1) a complexidade/diferenciação, (2) a auto-organização/consciência e (3) a religação/ relação de tudo com tudo. A partir de seu primeiro momento, após o Big-Bang, a evolução está criando mais e mais seres diferentes e complexos (1). Quanto mais complexos mais se auto-organizam, mais mostram interioridade e possuem mais e mais níveis de consciência (2) até chegarem à consciência reflexa no ser humano. O universo, pois, como um todo possui uma profundidade espiritual. Para estar no ser humano, o espírito estava antes no universo. Agora ele emerge em nós na forma da consciência reflexa e da amorização. E, quanto mais complexo e consciente, mais se relaciona e se religa (3) com todas as coisas, fazendo com que o universo seja realmente uni-verso, uma totalidade orgânica, dinâmica, diversa, tensa e harmônica, um cosmos e não um caos.

      As quatro interações existentes, a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca e forte constituem os princípios diretores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos. A galáxia mais distante se encontra sob a ação destas quatro energias primordiais, bem como a formiga que caminha sobre minha mesa e os neurônios do cérebro humano com os quais faço estas reflexões. Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico, aberto, passando pelo caos que é sempre generativo, pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo, desembocando numa ordem rica de novas potencialidades.

Leonardo Boff - adaptado http://leonardoboff.com/site/lboff.htm - acesso em 09/04/2013

“ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando” – 2º parágrafo. Nesse segmento, os verbos destacados integram uma locução verbal. Os três estão flexionados na forma nominal gerúndio, porém NÃO é isso o que ocorre em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ===> a questão quer uma alternativa que não esteja no gerúndio:

    “Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular...” (2º parágrafo)

    ===> temos o verbo no particípio, indicando um acontecimento passado.

    Força, guerreiros(As)!!

  • Gabarito: D

    “Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular...” - Vindos = particípio.

  • Olá, amigos.

    Não entendi, vindos não seria um verbo no gerúndio?

  • Wanderson, o verbo vir tem como particípio vindo, assim como o seu gerúndio. Essa banca cobrou algo que é bem raro ver em outras questões.

  • Gabarito: D

     No gerúndio e no particípio, o verbo “vir” apresenta a mesma forma: “vindo”. Para fazer a diferenciação, substituam o verbo “vir” pelo 

    verbo “ir”: se, como resultado, aparecer “-ido”, a forma verbal estará no particípio; por outro lado, se aparecer “-indo”, o verbo estará no gerúndio.

    Exemplos:

    a) Assim que o professor chegou, a diretora já tinha vindo.

    No exemplo acima, notem que cabe apenas a substituição da forma "vindo” 

    por "ido”: 

    "Assim que o professor chegou, a diretora já tinha ido. Logo, "vindo” está 

    no particípio."

    b) A diretora já está vindo.

    Em "A diretora já está vindo ”, a forma verbal em destaque pode ser 

    substituída apenas por "indo”: A diretora já está indo. Logo, "vindo” está no 

    gerúndio.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O verbo vir é o único que possui gerúndio e particípio idênticos.

    Para verificar em qual forma ele se encontra, pode ser substituído pelo verbo chegar.

    Ex.: Eu estou vindo para casa = Eu estou chegando (gerúndio)

    Eu tenho vindo muito a este lugar = Eu tenho chegado (particípio)

  • Vindos pode ser gerúndio também uê, ou estou equivocado ?

  • Criando também caberia particípio uê, criado

    Passando - Passado