SóProvas


ID
2989468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir.


A ergonomia tem como objetivo a compreensão da natureza do trabalho desenvolvido pelos funcionários e, a partir desse entendimento, a conciliação entre eficiência da produção e preservação da saúde do trabalhador, diferentemente da organização científica do trabalho, que busca apenas a eficiência da produção, sem preocupações com a saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • 17.1 Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho
    às características psicofisiológicas dos trabalhadores
    , de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e
    desempenho eficiente
    .

     

  • Alguém achou o erro?

  • Também não encontrei erro, Maycon & Yasmin.

  • Ergonomia tem como seu principal objetivo desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do ambiente de trabalho ao ser humano, visando gerar bem-estar do trabalhador e aumentar sua produtividade.

    Creio que o principal objetivo é entender as necessidades do trabalhador para poder adequar à elas seu local de trabalho. A questão se refere como objetivo a compreensão da natureza do trabalho envolvido para só depois desenvolver procedimentos para preservar a saúde do trabalhador.

  • COMPLEMENTANDO OS COLEGAS:

    NR17

    17.1 DIZ:Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

    LOGO: OBJETIVOS QUE DEVERIAM FAZER PARTE DA AFIRMAÇÃO DA ASSERTIVA:

    --> CONFORTO;

    --> SEGURANÇA;

    --> DESEMPENHO EFICIENTE.

    BONS ESTUDOS A TODOS.

    DEUS É FIEL!!

  • A questão trata de conhecimentos sobre a ergonomia no trabalho.

    A NR 17 trata da conceitos e condições de ergonomia no ambiente de trabalho. O objetivo da ergonomia no ambiente de trabalho não se resume a conciliação entre a eficiência da produção e a preservação da saúde do trabalhador, mas sim de proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente para os trabalhadores no ambiente laboral.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Se liga povo, essas questões de ergonomia vão muito além da NR 17. A banca em nenhum momento se referiu à NR 17. Me parece que o ponto sensível da questão é esse "diferentemente da organização científica do trabalho, que busca apenas a eficiência da produção, sem preocupações com a saúde do trabalhador." Como o gabarito foi errado, ou seja, a banca deve considerar que a ADM CIENTIFICA se preocupava sim com a ergonomia/saúde do trabalhador, o que é muito questionável (Cespe foi na linha do rodapé):

    GABARITO SIM:

    "Também para a ergonomia, o trabalho de Taylor foi um dos marcos iniciais, pois, de acordo com Moroney (1995 apud Meister,1999), os conceitos de projeto de tarefas, controle do tempo e estudos de movimentos se tornaram a base para os métodos de análise de tarefas utilizados ainda hoje."

    GABARITO NÃO:

    "Fica evidente que o taylorismo não apresenta contribuições diretas à ergonomia, mas suas teorias deram subsídios para que outros estudiosos da área, analisando o trabalho sob outros aspectos, formassem corpo de conhecimento para o surgimento de novos estudos relacionados ao trabalho, introduzindo o controle de segurança, treinamentos e aperfeiçoamentos sobre a melhor forma de realizar a tarefa."

    A ergonomia foi algo que evoluiu lentamente e veio muito depois da Adm Científica (nela a ergonomia era muito incipiente). Questão 50/50, vai do entendimento/cabeça do examinador, é difícil de justificar. Fonte: https://docplayer.com.br/8482266-Da-organizacao-cientifica-a-ergonomia-a-contribuicao-de-frederick-winslow-taylor.html

  • REsposta da banca:

    JUSTIFICATIVA – ERRADO. Tanto a organização científica do trabalho quanto a ergonomia buscavam conciliar a eficiência da produção com a saúde do trabalhador, apesar de a primeira não ter sido bem-sucedida nos seus objetivos.