-
JUSTIFICATIVA DA BANCA – ERRADO.
As condições de trabalho incluem a própria organização do trabalho, e, portanto, essa última deve ser abordada também por meio de laudo ergonômico, e não de laudo específico produzido pela psicologia organizacional.
-
Gabarito: Errado
17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
Fonte: NR17
-
Não há divisão para a AET, pois abrange tanto aspectos de organização do trabalho quanto levantamento e transporte de materiais.
É importante não confundir organização do trabalho com condições de trabalho. O primeiro apresenta aspectos menos visíveis como modo operatório, normas de produção, enquanto que o segundo apresenta aspectos de maior visibilidade como exemplo: equipamentos mobiliários, levantamento e transporte de materiais.
A norma diz que a AET é responsabilidade do empregador, mas não define quem é o profissional responsável pela elaboração.
Como a profissão de Ergonomista se dá pela especialização latu sensu, são vários profissionais de várias áreas que poderão estar habilitados legalmente a executar esse tipo de avaliação.