SóProvas


ID
2989561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

            A ampliação do tanque de resíduos de esgotos domésticos de determinada empresa de limpeza urbana foi realizada por meio da instalação de novo quadro de distribuição de energia elétrica. Para a interligação do sistema novo com o antigo, foram necessárias diversas técnicas de análise para garantir a segurança contra acidentes e confiabilidade do sistema como um todo. A ampliação envolveu instalações elétricas, tubulações hidráulicas e impermeabilização do tanque.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir, acerca de aspectos relacionados à prevenção e controle de perdas.


Se, antes da energização do novo quadro elétrico, os empregados envolvidos tiverem realizado treinamento de técnica de análise com os seguintes tópicos: revisão da tarefa, identificação dos riscos principais e contribuintes, revisão dos meios de eliminação e controle dos riscos, então eles realizaram a técnica de análise denominada análise de modos de falha e efeitos.

Alternativas
Comentários
  • Acho que deveria ser Análise Preliminar de Riscos

  • Concordo, trata-se de APR.

  • Mais uma questão pegadinha da CESPE. No enunciado da questão é citada a principal característica do método FMEA (CONFIABILIDADE DO SISTEMA), mas quando os trabalhadores realizaram as etapas descritas, percebe-se a APR na prática.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_risco

    é wikipédia mas nunca vi um artigo tão bom para explicar sobre essa questão.

  • NA NR 10, é citado a necessidade de uma análise de risco... dentre as análise de risco:

    Análise preliminar de riscos - APR;

    Análise de falha humana;

    Análise de falhas e efeitos.

    esses requisitos é da APR.

  • A Análise do modo e efeito de falha ou simplesmente FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis) é um estudo sistemático e estruturado das falhas potenciais que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema para determinar o efeito provável de cada uma sobre todas as outras peças do sistema e no provável sucesso operacional, tendo como objetivo melhoramentos no projeto, produto e desenvolvimento do processo.

    Trata-se de rever todos os componentes, montagens e subsistemas, com o objetivo de identificar possíveis falhas, suas causas e efeitos. Para cada componente, os modos de falha e seus efeitos resultantes sobre o resto do sistema são registrados em uma planilha FMEA específica. Existem inúmeras variações de planilhas. A FMEA é principalmente uma análise qualitativa.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_de_modo_e_efeito_de_falha

  • A descrição dos itens da análise de risco é característico de uma APR não de um FMEA