-
Gabarito "E"
Texto de Yolanda Guerra -> file:///C:/Users/44889/Downloads/GUERRA-%20Yolanda.%20A%20INSTRUMENTALIDADE%20NO%20TRABALHO%20DO%20ASSISTENTE%20SOCIAL.pdf
" Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico. "
-
GABARITO: ERRADO
===> Instrumentalidade do serviço social relaciona o conjunto de instrumentos e técnicas utilizados pelo assistente social, considerando-se a intencionalidade ético-política e teórico-metodológica do profissional. A instrumentalidade no serviço social não se restringe à dimensão técnico-operativa, ao contrário, se relaciona com as três dimensões do serviço social.
Força, guerreiros(As)!!
-
Circunscrever = restringir
A instrumentalidade no serviço social não se restringe à dimensão técnico-operativa.
-
Gabarito Errado
Resumindo...
Instrumentalidade = Reflexão + instrumentos de intervenção.
Sendo uma capacidade, uma habilidade, conforme Yolanda Guerra, a instrumentalidade enquanto categoria teórica de domínio do Serviço Social, não pode ser polarizada em apenas uma dimensão.
-
Instrumentalidade= determinada capacidade do Assistente Social
-
Os instrumentais sim, estes são parte do aspecto técnico operativo.
-
Cespe 2019
A intencionalidade do profissional do serviço social perpassa pela escolha dos instrumentos e técnicas utilizados no cotidiano de intervenção profissional.
Cespe 2016
Segundo Guerra, a instrumentalidade no exercício profissional refere-se a determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, a qual é construída e reconstruída no processo sócio-histórico, e não à instrumentação técnica da profissão, que diz respeito ao conjunto de seus instrumentos e técnicas.
-
Gabarito - Errado
Circunscreve = restringi
A instrumentalidade perpassa as dimensões Técnico-Operativa, Teórico-Metodológico e Ético-Político, portanto vai muito além delas. Ela é uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.