-
GABARITO: ERRADO
===> O serviço social institucionalizado no Brasil, em sua trajetória conservadora, possuía três grandes métodos de intervenção profissional: caso, grupo e comunidade.
Força, guerreiros(as)!!
-
Gabarito "E"
Seguem abaixo alguns trechos que achei atuais e relevantes sobre o tema da questão. Os trechos são do texto "80 ANOS DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: a influência norte americana na construção da identidade profissional e seus rebatimentos na atualidade", referenciado abaixo.
Os rebatimentos profissionais já se fazem presentes atualmente: ecletismo teórico, a banalização e burocratização da prática, atuando cada vez mais pela via da ajuda psicossocial e individualização dos problemas, numa clara retomada ao Serviço Social de Casos, dentro de um processo de espolitização da profissão o que pode contribuir profundamente para desconstrução da identidade profissional.
Os impactos das teorias funcionalistas no Brasil refletiram no debate sobre o Serviço Social de Grupos e de Comunidade, sob interferência das experiências do Desenvolvimento de Comunidade, adaptadas da versão americana e inglesa de Organização de Comunidade.
Reside nesses modelos de intervenção a continuidade da penetração das obras norteamericanas sobre as assistentes sociais brasileiras, dentro de um contexto histórico mundial com repercussões nacionais.
Texto de referência: http://www.cressrj.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/067.pdf
-
Com supervalorização da técnica, considerada autônoma e como um fim em si mesma, e com base na defesa da neutralidade científica, a profissão se desenvolve através do “Serviço Social de Caso”, “Serviço Social de Grupo” e “Serviço Social de Comunidade”. Ou seja, a intervenção do/da assistente social se pautava pelo ajuste dos sujeitos para conservar a ordem, do entendimento da questão social enquanto algo natural – o sujeito pobre deveria se conformar com a sua condição, pois está no sujeito o problema da pobreza e o potencial de saída dessa condição.
-
caso, grupo e comunidade...
-
Caso, grupo e comunidade. Ressaltando que o Serviço Social não pode se desenvolver através de trabalhos terapêuticos.
-
Caso - Grupo e Comunidade
-
Caso - Grupo e Comunidade
-
ñ há oque se falar em comunidade terapêutica.. GAB: ERRADO.
-
Serviço Social de caso, grupo e comunidade.
Continue a nadar...
Até a posse!
-
O Serviço Social institucionalizado conhece Mary Richmond que tinha como métodos de intervenção o caso, grupo e comunidade.
-
caso, grupo, comunidade
-
Os nomes corretos seriam: caso, grupo e comunidade.
RESPOSTA: ERRADO