-
GABARITO: CORRETO
Abuso físico, maus-tratos físicos ou violência física dizem respeito ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para ferilos, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.
Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos correspondem a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
Abuso sexual, violência sexual referem-se ao ato ou ao jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses agravos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
Abandono é uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.
Negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência contra os idosos mais presente no país. Ela se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.
Abuso financeiro e econômico consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.
Autonegligência diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.
-
Segundo o Plano de Ação de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa:
O Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa é resultado do esforço conjunto do governo federal, Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos (CNDI) e dos movimentos sociais. Pretende estabelecer as estratégias sistêmicas de ação, revelando, assim, sua importância, tendo em vista o resultado do planejamento, organização, coordenação, controle, acompanhamento e avaliação de todas as etapas da execução das ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
O plano constitui-se como um instrumento que reforça os objetivos de implementar a Política de Promoção e Defesa dos Direitos aos segmentos da população idosa do Brasil, dentro de um enfoque do respeito, de tolerância e da convivência intergeracional. Busca-se, assim, instituir e efetivar, em todos os níveis, mecanismos e instrumentos institucionais que viabilize o entendimento, o conhecimento e o cumprimento de política de garantia dos direitos.
-
Eu marquei errado pois eu entendo a auto negligência " quandoo idoso comete consigo mesmo". O idoso mesmo se autonegligência: não toma medicamentos no horário, não busca meios de melhorar , há uma recusa ao tratamento ou por vontade ou por esquecimento . A questão da a entender que o idoso reproduz essa violência com outros idosos .Autonegligência é uma das formas de violência praticadas contra a população idosa.
-
Eu assinalei essa questão como errada, visto que, entendi que se há a autonegligência é porque está havendo a negligência do estado em não acompanhar esse idoso, afinal é uma população que requer cuidados e na maioria das vezes se encontram em risco e vulnerabilidade. Minha interpretação foi que o estado é que têm que prover políticas públicas para cuidados com idosos, vide estatuto do idoso. Se há existe uma pessoa para ver que o idoso necessita de cuidado, em vez de culpabilizar, porque não presta auxilio? Fiquei em dúvida...
-
Segundo Minayo (2005) diante deste contexto, pretende de forma parcial facilitar o entendimento sobra à temática, violência contra a pessoa idosa. A seguir em destaque a definição das formas de violência, às quais se destacam comumente contra a pessoa Idosa:
- Violência Física:
- Violência Psicológica:
- Violência Sexual:
- Abandono:
- Negligência:
- Violência Financeira ou econômica:
- Autonegligência:
- Violência Medicamentosa:
- Violência Emocional e Social: