GABARITO: LETRA E
(1) Refere-se à terceirização de serviços fora do país de origem da empresa, buscando custos mais baixos sem prejuízo da qualidade. (Offshoring)
(3) Técnica de administração que tem como objetivo o corte de pessoal para diminuir a quantidade de níveis hierárquicos. (Downsizing)
(5) Visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização. (Benchmarking)
(6) Proporciona aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que competem aos gerentes. (Empowerment)
(2) Método que consiste na humanização no processo de demissão, tornando o processo menos impactante para o funcionário e, ao mesmo tempo, garantindo uma boa imagem para a empresa, tanto interna, quanto externamente. (Outplacement)
(4) Profissionais contratados pelas empresas para buscar, no mercado de trabalho, os melhores candidatos aos cargos vagos. (Headhunter)
Quem tiver conhecimento da Língua Inglesa acerta essa questão sem precisar conhecer o conteúdo abordado.
Offshoring - fora da área geográfica (fora da área da empresa, no caso)
Outplacement - "colocar para fora" (demitir funcionários)
Downsizing - reduzir o tamanho (reduzir pessoal)
Headhunter - literalmente "caçador de cabeça" - caçar, buscar cabeças (os melhores)
Benchmarking - comparar a outros padrões
Empowerment - dar poder, empoderar (no caso, dar poder aos funcionários)
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns termos usados para gerir as atividades e a atuação das organizações frente ao ambiente em que ela está inserida. Dito isso, vejamos qual a relação correta das colunas apresentadas.
De modo objetivos, temos a seguinte sequência:
(1) Offshoring: refere-se à terceirização de serviços fora do país de origem da empresa, buscando custos mais baixos sem prejuízo da qualidade.
(3) Downsizing: técnica de administração que visa promover a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao core business, isto é, ao negócio essencial da organização.
(5) Benchmarking: visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes em certos aspectos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudanças dentro da organização. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.
(6) Empowerment: proporciona aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que competem aos gerentes. O empoderamento de pessoas (empowerment) propicia que os funcionários tenham a autoridade necessária para tomar decisões que antes eram de responsabilidade dos seus superiores. A partir do conceito de empoderamento, os funcionários podem resolver certas questões sem que seja necessário consultar seus superiores constantemente, poupando tempo, recursos e, ainda, benefícios para os clientes.
(2) Outplacement: método que consiste na humanização no processo de demissão, tornando o processo menos impactante para o funcionário e, ao mesmo tempo, garantindo uma boa imagem para a empresa, tanto interna, quanto externamente. É um processo de recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Esse processo busca ajudar o funcionário demitido o mais rápido possível, orientando-o durante o período.
(4) Headhunter (caçador de talentos): são profissionais contratados pelas empresas para buscar, no mercado de trabalho, os melhores candidatos aos cargos vagos.
Tendo visto a sequência acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fontes:
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.