SóProvas


ID
2998975
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicóloga do CRAS fez visita domiciliar a D. Isaura, 75 anos, para saber por que ela não estava mais frequentando o grupo de convivência para idosos. Muito triste, a idosa relatou que seu filho Álvaro afirmava que ela estava “esclerosada”, não permitia mais que ela fosse ao CRAS e à missa aos domingos e havia feito um empréstimo consignado em sua conta de pensionista.

Diante desse cenário e de acordo com a legislação vigente, a psicóloga deverá:

Alternativas
Comentários
  • ESTATUTO DO IDOSO

    Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:          

           I – autoridade policial;

           II – Ministério Público;

           III – Conselho Municipal do Idoso;

           IV – Conselho Estadual do Idoso;

           V – Conselho Nacional do Idoso.

  • No caso, o Estatuto, como toda Lei deixa lacunas, traz que a notificação deve ser feita pelos serviços de saúde (públicos ou privados), a questão não está falando de Psicólogo da Saúde, e sim da Assistência Social. (Se vale pra todos os setores, ok! Mas a Lei deixou essa falha).

  • Gab A

    comunicar a suspeita de prática de violência de Álvaro contra D. Isaura ao Ministério Público ou outro órgão de proteção;