-
GABARITO: LETRA C
Em “inovações tecnológicas dos mais variados tipos introduzem transformações” (1º§), caso houvesse omissão de “tipos”, a expressão “dos mais variados” sofreria alteração passando a concordar com “inovações tecnológicas”.
===> “inovações tecnológicas dos mais variados introduzem transformações” ===> deveria ser alterado para: DAS MAIS VARIADAS, concordando, desse modo, com INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO C
A) Em “torna fácil perceber as transformações por ela geradas no depois.” (1º§) a substituição de “ela” por “elas” elimina a ambiguidade gerada pela construção apresentada. Se forem ler o texto, vão perceber que o pronome ela retoma "determinada tecnologia" e não transformações. ERRADA.
B) Em “Além das transformações que presenciamos em primeira mão” (1º§) é possível substituir a forma “que presenciamos” pelo seu correspondente nominal “presenciada”. Não é possível substituir pois há sujeito oculto "nós"; nós presenciamos em primeira mão...
C) Em “inovações tecnológicas dos mais variados tipos introduzem transformações” (1º§), caso houvesse omissão de “tipos”, a expressão “dos mais variados” sofreria alteração passando a concordar com “inovações tecnológicas”. "Dos variados" teria que concordar com "inovações tecnológicas" já que "os tipos" foram omissos na oração e o gênero inovações tecnológicas é feminino, ficando assim: inovações tecnológicas das mais variadas.....CORRETA
D) Em “podem sofrer alterações em função do desenvolvimento de novas tecnologias.” (3º§), caso houvesse omissão da expressão “do desenvolvimento”, o “de” que antecede “novas tecnologias” seria obrigatoriamente substituído por “da”. Aqui é um caso de regência nominal: função DE algo e não da ...ERRADA
-
"Além das transformações presenciadas em primeira mão, somos capazes de ter acesso a inúmeras outras..."
Alguém saberia me explicar o erro da B?
-
GABARITO: LETRA C.
-
Lory Caldas, acredito que essa alternativa tá errada porque sugere a substituição de "que presenciamos" por "presenciada", no singular. O trecho ficaria "Além das transformações presenciada em primeira mão”, o que daria erro de concordância.
-
Questão nível hard. Gostei!!
-
Essa questão foi PAAAAAU
-
GABARITO - C
A) Em “torna fácil perceber as transformações por ela geradas no depois.” (1º§) a substituição de “ela” por “elas” elimina a ambiguidade gerada pela construção apresentada.
Esse tipo de contato com o antes de determinada tecnologia, torna fácil perceber as transformações por ela geradas no depois.
O termo refere-se à Tecnologia
_________________________________________
B) Em “Além das transformações que presenciamos em primeira mão” (1º§) é possível substituir a forma “que presenciamos” pelo seu correspondente nominal “presenciada”.
Além das transformações presenciada em primeira mão. ( Errado )
Informações presenciadas.
_________________________________________
C) Em “inovações tecnológicas dos mais variados tipos introduzem transformações” (1º§), caso houvesse omissão de “tipos”, a expressão “dos mais variados” sofreria alteração passando a concordar com “inovações tecnológicas”.
“inovações tecnológicas das mais variadas introduzem transformações
_________________________________________
D) Em “podem sofrer alterações em função do desenvolvimento de novas tecnologias.” (3º§), caso houvesse omissão da expressão “do desenvolvimento”, o “de” que antecede “novas tecnologias” seria obrigatoriamente substituído por “da”.
“podem sofrer alterações em função de novas tecnologias.
Não haveria problema com a construção , pois "de novas tecnologias" complementa " função ".
-
Analisemos letra a letra:
Letra A - ERRADA - Não há ambiguidade no trecho original. O pronome "ela" retoma anaforicamente "tecnologia".
Letra B - ERRADA - Deve-se empregar a forma "presenciadas", para que ocorra concordância com "transformações".
Letra C - CERTA - De fato! Deveríamos empregar a construção "das mais variadas".
Letra D - ERRADA - Não é possível o emprego de "da", com artigo singular, haja vista que "inovações" é substantivo plural.
-
Achei essa fácil. As questões da FGV são bem mais detalhistas e bizarras rs.
-
Não tem como "presenciada" substituir, conorcando com transformações, pois esta está preposicionada e não pode ser sujeito. E já tem sujeito, "nós"