SóProvas


ID
2999701
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A venda da Companhia Energética de Goiás (Celg) para a empresa italiana Enel foi concluída no dia 14/2/2017, em Goiânia. O presidente da corporação estrangeira no Brasil, Carlo Zorzoli, esteve na capital goiana com o governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), e o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior, onde assinaram a privatização da companhia, que foi vendida por R$ 2,187 bilhões.


Internet: < http://g1.globo.com> (com adaptações).


No que se refere à questão energética em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A produção de energia solar fotovoltaica vem tendo grande desenvolvimento no estado, que já supera a marca histórica de 10 megawatts (MW), estando entre os grandes produtores do País.

    letra E

  • Um grande exemplo atual é a Usina Fotovoltaica Urbana da faculdade UniEvangélica, criada em 2019, sendo considerado o maior estacionamento solar do país, que produz energia de forma limpa e sustentável com estimativa de gerar uma economia anual de 2.463,80 MWh.

  • a) A usina de Cachoeira Dourada, situada no Rio Araguaia, é grande fornecedora de energia elétrica para o estado de Goiás.

    Está localizada no Rio Paranaíba

    b) Apesar de ter se desfeito da companhia de distribuição, o governo de Goiás continua detendo a totalidade do parque gerador de energia elétrica do estado.

    O Governo de Goiás não detém a totalidade do parque gerador porque esse parque é operado pela CELG GT, subsidiária da CelgPar, que é uma sociedade de economia mista.

    A Companhia Celg de Participações - CELGPAR apresenta a seguinte composição acionária:

    Governo do Estado de Goiás: 99,702%

    Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRAS: 0,070%

    Demais acionistas: 0,228%

    c) Usinas de açúcar e álcool em outras unidades da Federação produzem a chamada “coenergia”, que consiste em utilizar rejeitos da cana‐de‐açúcar para a geração de energia, o que ainda não ocorre em Goiás.

    Isso não é verdade. [...] com a instalação de uma central termelétrica e a Jalles Machado se tornou pioneira em Goiás na cogeração de energia a partir do bagaço de cana. Além de suprir o consumo de energia elétrica da própria usina, o excedente da produção é comercializado, gerando uma receita adicional para a empresa [...].

    d) Com um subsolo pobre em petróleo, mas sendo grande produtor de gás natural, Goiás contribui para a autossuficiência energética brasileira.

    Não encontrei nenhuma informação sobre a produção de gás natural em Goiás, apenas sobre a Distribuição e Canalização. (Se alguém souber por favor...)

    e) A produção de energia solar fotovoltaica vem tendo grande desenvolvimento no estado, que já supera a marca histórica de 10 megawatts (MW), estando entre os grandes produtores do País.

    Alternativa CORRETA