LETRA A
b) Esclarecemos, na oportunidade, de que o decreto mencionado deve ser regulamentado via portaria a ser publicado no Diário Oficial. (Esclarecemos que o decreto...)
c) Este setor informa, (não se separa o sujeito do seu complemento) que não vai abrir mão (informalidade) da decisão de conceder o recesso de fim de ano de forma escalonada.
d) Segue anexo (anexa, para concordar com "a planilha"), para conhecimento de Vossa Senhoria, (deve ser inserida essa vírgula para isolar o termo intercalado) a planilha de gastos que este setor teve de fazer para o comprimento das metas de 2018.
e) Informamos que vários licitantes interporam (interpuseram) recurso contra a decisão da Secretaria de Licitação, que decidiu interpela a prefeitura.
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
a) Verificamos que este período
atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, o pronome de tratamento, bem como o acento grave foram empregados devidamente.
Dessa forma, esta é a alternativa correta.
b) Neste
período ocorrem 3 erros. O primeiro é devido ao uso da vírgula após o verbo esclarecer. Sendo "na oportunidade" um adjunto adverbial curto (até 2 palavras), mesmo que deslocado, não é obrigatório o uso de vírgula. Entretanto, ao inserir a primeira, torna-se obrigatório o uso da segunda para isolar tal adjunto. Assim, há duas opções: ou retirar a que está após o verbo esclarecer ou inserir outra após "na oportunidade". O segundo erro é referente ao emprego da preposição DE para introduzir o complemento do verbo esclarecer. Sendo ele um verbo transitivo direto, seu complemento deve ser um objeto direto, então, não deve ser introduzido por preposição. O terceiro erro corresponde à ausência de concordância do vocábulo "publicado". Tendo em vista que ele deve concordar com "portaria", que está no feminino, o correto é 'portaria a ser
publicada'.
c) Neste
período ocorrem 2 erros. O primeiro é referente ao emprego da vírgula após o verbo informar. De acordo com a regra, não pode haver vírgula entre o verbo e o seu complemento, pois, tal emprego quebra a estrutura sintática do período. O segundo erro diz respeito ao uso da expressão "vai abrir mão". Sendo ela própria da linguagem informal, seu uso contraria o atributo da formalidade.
d) Neste
período ocorrem 2 erros. O primeiro diz respeito à concordância de "anexo". Se utilizada sem a preposição “em", a palavra “anexo" tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associada, que neste caso é "planilha". Portanto, o correto é "Segue anexa...a
planilha". O segundo erro é referente à
ausência de vírgula após Vossa Senhoria, para isolar o trecho “para conhecimento de Vossa Senhoria". Tendo em vista que se trata de um adjunto adverbial
longo (a partir de 3 palavras), que está deslocado, é obrigatório o uso
das duas vírgulas, antes e depois.
e) Neste
período ocorrem 2 erros. O primeiro é referente à flexão verbal de "interporam". Tendo em vista que a ação ocorre no passado, o correto é que o verbo esteja flexionado no pretérito: interpuseram. O segundo erro é quanto ao emprego do verbo "interpela". Sendo ele auxiliar da locução verbal "decidiu
interpela", deve estar em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio). Assim, o correto é "decidiu
interpelar".
Gabarito do professor:
Letra A.