-
Desconcentrado e não Descentralizado (Administração Indireta)
-
ERRADO
Desconcentrado e não descentralizado
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas e caracteriza‐se pelo desempenho DESCONCENTRADO de suas funções por meio de seus órgãos.
MACETE: DESCONCENTRAÇÃO = ÓRGÃO
GABARITO: ERRADO
-
Através de seus órgãos: DESCONCENTRAÇÃO
-
Bizu.
Descentralizados= en de entidades.
Desconcentração= o de órgãos.
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas e caracteriza‐se pelo desempenho descentralizado de suas funções por meio de seus órgãos. Resposta: Errado.
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas ? A Administração Direta é formada por seus Órgãos e Agentes Públicos. Não é isso!? Pessoas federativas? Desconheço o conceito.
-
Gabarito''Errado''.
>Neste sentido, a administração pública pode ser direta, quando composta pelos entes federados (União, Estados, Municípios e DF), ou indireta, quando composta por entidades autárquicas, fundacionais, sociedades de economia mista e empresas públicas.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
ADM direta atuando por meio de seus órgãos é um desempenho centralizado =)
-
DESCENTRALIZAÇÃO: CRIAÇÃO DE PESSOAS JURÍDICAS DISTINTAS!
DESCONCENTRAÇÃO: CRIAÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS.
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas e caracteriza‐se pelo desempenho DESCONCENTRADO de suas funções por meio de seus órgãos
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas e caracteriza‐se pelo desempenho descentralizado de suas funções por meio de seus órgãos. Desconcentrado
Lembrete maroto...
Direta- Órgão- desconcentrado (Uma pessoa jurídica)
Indireta- descentralizada (duas ou mais pessoas jurídicas)
-
Desconcentrado!
-
DESCONCENTRADO de suas funções por meio de sua órgãos
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas e caracteriza‐se pelo desempenho desconcentrado de suas funções por meio de seus órgãos.
-
DESCONCENTRAÇÃO: CRIA-SE ÓRGÃO
> NÃO DETEM PERSONALDIDADE JURÍDICA
> É SUBORDINADO HIERARQUICAMENTE DO ENTE CRIADOR
DESCENTRALIZAÇÃO: CRIA-SE ENTES
> AUTARQUIA, FUDAÇÃO, EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA
> PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO OU DE DIREITO PÚBLICO
> NÃO É SUBORDINADO HIERARQUICAMENTE DO ENTE CRIADOR, CONTUDO É TUTELADO PELO O MESMO.
-
A administração direta forma o conjunto das pessoas federativas e caracteriza‐se pelo desempenho descentralizado de suas funções por meio de seus órgãos.
O QUE OCORREU FOI UM DESEMPENHO CENTRALIZADO DIRETAMENTE PELO OS ÓRGÃOS.
-
A questão trata sobre organização da Administração Pública.
Primeiramente, vamos compreender os conceitos apresentados na questão. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, a administração direta compreende os órgãos que integram a estrutura das pessoas políticas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) que exercem a atividade administrativa de forma centralizada. Com outras palavras, a administração direta se refere às próprias pessoas políticas executando suas atribuições através de seus órgãos.
Por sua vez, ainda segundo esses professores, a administração indireta corresponde às pessoas jurídicas criadas pelos entes federados para desempenhar funções administrativas de forma descentralizada. Com outras palavras, as pessoas jurídicas que compõem a Administração Indireta são as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, a desconcentração é uma distribuição interna de atribuições. Ocorre, por exemplo, quando uma entidade cria um órgão. Por exemplo, a criação de secretarias dentro de um Ministério pela entidade União. Já a descentralização ocorre por meio da criação de entes da administração indireta. Por exemplo, ocorre quando a União cria uma Universidade Federal (autarquia).
Vamos,
então, analisar a assertiva. A assertiva está errada. Realmente,
pode-se afirmar que a administração direta forma o conjunto das
pessoas federativas. No entanto, é errado e caracteriza‐se pelo
desempenho DESCONCENTRADO de suas funções por meio de seus órgãos.
Reparem que a questão trocou incorretamente por DESCENTRALIZADO.
Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito
administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO