SóProvas


ID
3001516
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Aquiraz - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a administração pública e seu expediente funcional, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO: O princípio institucional da independência funcional é dispensável nas atividades funcionais da administração pública.

    *os princípios regem as ações da Adm Pública, portanto são indispensáveis*

    B) ERRADO: O expediente funcional é relativo e subjetivo de acordo com o agente que o pratica.

    *quando se fala em funcional, diz respeito à forma, conceito objetivo*

    C) ERRADO: O produto funcional da atividade laboral do agente público, não requer que este aja dentro de parâmetros éticos, mas apenas sob aspectos legais.

    *todas as ações do agente público devem ser pautadas no princípio da moralidade*

    D) CORRETO: Os princípios institucionais da unidade, indivisibilidade e independência funcional zelam pelo bom andamento das atividades funcionais da administração pública.

    E) ERRADO: O princípio institucional da indivisibilidade afirma que os agentes públicos estão limitados as suas funções específicas.

    *indivisibilidade está relacionado à unidade do serviço público, onde inclusive podem ocorrer situações de delegação*

  • GABARITO: LETRA D

    SEÇÃO I

    DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    FONTE: CF 1988

  • A presente questão trata de tema afeto a administração pública, abordando a figura do princípio da independência funcional e do expediente funcional. 

    Analisando cada uma das alternativas, temos: 

    A - ERRADA - a independência funcional é indispensável nas atividades funcionais da administração pública. Cabe destacar que certas carreiras públicas exigem maior independência que outras, como por exemplo: Ministério Público e Defensoria Pública. 

    B - ERRADA - o expediente funcional diz respeito a jornada de trabalho dos servidores públicos, não tendo relação com o que ele pratica, mas sim com o seu regime jurídico. 

    C - ERRADA - pelo contrário, cabe ao agente público agir dentro dos padrões legais e éticos, em respeito ao princípio da moralidade. 

    D - CERTA - tratam-se de princípios institucionais do Ministério Público, e sem dúvida, zelam pelo bom andamento das atividades funcionais da administração pública.

    E - ERRADA - o princípio da indivisibilidade assegura que os agentes/membros não fiquem vinculados aos processos nos quais atuam, podendo ser substituídos por outros. Trata-se de princípio institucional do Ministério Público.




    Gabarito da banca e do professor: letra D.