-
GABARITO: LETRA E
A) A violência dos nossos instintos, de cuja ninguém escapa, ignora os ideais da civilização, quando não lhes perverte de modo radical. ===> CUJA liga dois substantivos, no caso INSTINTOS, mas não há outro substantivo, logo o uso está incorreto.
B) Às pessoas de quem compete zelar pelos bons princípios não devem se render à violência, aonde estes se sacrificam. ===> as quais ou quem, nenhum termo pede o uso da preposição DE; quem se sacrifica, sacrifica-se EM algum lugas (ONDE).
C) Aquele espelho grande e anônimo, em cujo se reproduz nossa imagem, dá bem a medida da pessoa em que cada um aspira a ser. ===> o correto seria NO QUAL, EM QUE; aspira a ser ALGUMA COISA ===> o uso da preposição EM está incorreto
D) São fortes os impulsos para a violência, mas devemos resisti-los, pois representam graves riscos dos quais podemos incorrer. ===> resistir A alguma coisa (LHES = A ELES); podemos incorrer A alguma coisa (aos quais).
E) O poder hegemônico a que muitos aspiram não se tornará uma obsessão para quem o considera dentro de parâmetros críticos. ===> aspiram A alguma coisa; quem considera, considera algo (o ===> poder hegemônico).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Retificando a regência do segundo verbo da letra d:
D) São fortes os impulsos para a violência, mas devemos resisti-lhes, pois representam graves riscos NOS quais podemos incorrer.
quem incorre , incorre EM alguma coisa (nos quais).
-
Afinal, Qual a regência do verbo incorrer?
-
Franklin,
Não existe essa de regência certa para cada verbo, o que vai depender é o contexto em que este está inserido. Por isso o nome da matéria é ANÁLISE SINTÁTICA. É necessário que saibamos como cada regência funciona para poder adequar o verbo do contexto a cada uma dessas regências: VI, VTD, VTI, VL OU VTDI
-
Thiagoo Melo, muito grato pela resposta, realmente, regência é algo bem amplo, na verdade a pergunta era dentro do contexto qual a regencia do verbo incorrer,pois os dois comentários anteriores, cada um afirmava ser um tipo diferente de regência, um como sendo INCORRER A e o outro INCORREM EM . No caso em questão, qual seria a preposição correta pedida pela transitividade do verbo?
-
Dúvida galera: Se tivesse "O poder hegemônico AO que muitos aspiram", determinando o complemento, estaria errado? VLW
-
VERBO INCORRER
verbo transitivo indireto
Ser reduzido à obediência de; sujeitar: incorria em ações penais.
FONTE: DICIO.COM.BR
portanto:
São fortes os impulsos para a violência, mas devemos resisti-los, pois representam graves riscos EM QUE podemos incorrer.
-
LEANDRO, SIM!
IN CASU, SERIA "AO QUAL".
-
GABARITO E
“Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra SEGUINTE ao “cujo”.
ex.: O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.
A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve.
________________________________________________
ATENÇÃO: Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome.
ex.: A equipe cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso inadequado)
ASSIM, os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas.
ex.: A equipe cujo resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso correto)
bons estudos
-
A E eu ainda estou na duvida... não deveria ser o qual?
-
Na letra E) poderia ser usado tanto o "A QUE" quanto o "AO QUAL". Não existe "AO QUE" regindo VTI.
-
carolina, o verbo aspirar (no sentido de almejar) pede a preposição A (quem aspira, aspira a alguma coisa). assim, deve haver o 'A', devendo ser usado uma das formas do comentário abaixo
-
Gabarito => E <=
PQP!!! N cometam o desserviço de dizer o gabarito incorreto, por favor!!!
-
Complementando o comentário mais votado:
Letra B: o correto seria "...as quais/que compete zelar..."
Verbo COMPETIR, com o sentido de competência, atribuição, é regido da seguinte maneira: compete a alguém alguma coisa.
-
DICA SIMPLES :
SE A BANCAR FOR FCC, E NA FRASE TIVER "CUJO(A)", TENHA CERTEZA DE QUE ESTÁ ERRADA
-
quando vi aquele verbo aspirar na E com um nome masculino seguido de "a que", já imaginei que a FCC ia marotar a preposição ali e induzir os candidatos a pensarem que deveria ter um "o" ali
-
O poder hegemônico a que muitos aspiram não se tornará uma obsessão para quem o considera dentro de parâmetros críticos.
O VERBO ASPIRAR ESTÁ NO SENTIDO DE ALMEJAR, PORTANTO, É VTI. O A ANTES DO QUE É A PREPOSIÇÃO QUE ELE PEDE (NÃO ESTÁ CRASEADA POR CONTA DO PRONOME)
-
Queria saber o erro da D
-
Queria saber o erro da D
-
Os erros da letra D:
Erro 1: O verbo "resistir" tem transitividade INDIRETA, regido pela preposição "a". (Quem resiste, resiste a alguma coisa).
Os pronomes oblíquos átonos o, a, os e as são empregados somente como objetos DIRETOS. Quando seguidos de verbos que terminam em –z, -s ou –r, os pronomes o, a, os, as assumem as formas lo, la, los, las.
Erro 2: O verbo "incorrer" também é transitivo INDIRETO, regido pela preposição "em". (Quem incorre, incorre em algo).
Portanto, o correto seria "... riscos nos quais podemos incorrer." (em + os = nos).
-
Eu acertei porque a E estava bem certinha, mas continuo sem entender o erro da D.
-
-
Gab.: E
A) A violência dos nossos instintos, de cuja ninguém escapa, ignora os ideais da civilização, quando não lhes perverte de modo radical.
- O pronome relativo "cujo" sempre deve seguir a seguinte estrutura: substantivo + cujo + substantivo;
- Perverter é verbo transitivo direto, portanto, não pode ser complementado por "lhes" (função de OI) mas sim por "os" (função de OD);
B) Às pessoas de quem compete zelar pelos bons princípios não devem se render à violência, aonde estes se sacrificam.
- O verbo compete no sentido de atribuição a algo ou alguém é transitivo indireto, portanto, antes do quem deve vir a preposição "a". O correto ficaria "...a quem compete".
- Onde ou aonde são pronomes locativos que só devem ser utilizados para denominarem lugares.
C) Aquele espelho grande e anônimo, em cujo se reproduz nossa imagem, dá bem a medida da pessoa em que cada um aspira a ser.
- O pronome relativo "cujo" sempre deve seguir a seguinte estrutura: substantivo + cujo + substantivo;
- "...da pessoa a qual (=que) cada um aspira a ser". Não há exigência da preposição "em".
D) São fortes os impulsos para a violência, mas devemos resisti-los, pois representam graves riscos dos quais podemos incorrer.
- O verbo resistir no sentido de defender, lutar, é VTI, ou seja, pede um OI. O pronome que faz a função de OI é o "lhe" e não "los". Assim, o correto seria resistir-lhes.
- O verbo incorrer no sentido de cometer ou incidir é VTI, ou seja, pede um OI. Quem incorre, incorre EM alguma coisa. Assim, o correto seria NOS (resultado da contração das preposições "em + o") quais podemos incorrer.
E) O poder hegemônico a que muitos aspiram não se tornará uma obsessão para quem o considera dentro de parâmetros críticos (GABARITO)
- Aspirar no sentido de desejar é VTI, portanto, uma preposição deve vir antes do QUE. "...o poder hegemônico a que.."
- "O" neste caso é um objeto direto para o verbo considera. "Quem considera considera algo ou alguém".
Por favor, qualquer erro me comunique.
-
ninguém = pronome indefinido