SóProvas


ID
3005071
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No plebiscito de 2016, os cidadãos do Reino Unido optaram por sair da União Europeia (UE), processo referido com a sigla Brexit. Na época, essa opção traduziu

Alternativas
Comentários
  • o descontentamento com relação às políticas migratórias da UE no contexto da crise dos refugiados.

  • Gabarito: A

    crise dos refugiados considerada pela ONU a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial, é uma das razões da desconfiança da população com relação às políticas que o país instituirá e às obrigações que têm de cumprir com a UE, como o asilo de pessoas.

    Fonte: Politize.

  • O espaço Schengen, um dos maiores feitos da construção europeia, é uma zona de livre circulação, onde os controles fronteiriços foram eliminados, exceto em circunstâncias excepcionais.

    Ele é composto por 26 países e conta com 22 dos 28 membros da União Europeia (Bulgária, Romênia, Chipre, Croácia, Irlanda e Grã-Bretanha não o integram), aos quais se somam outros quatro não membros (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

  • A letra E não estaria correta também? Já que além da questão de imigração,o bloco cria uma situação injusta entre os seus membros em que os países com economias mais fortes sustentam os economicamente mais fracos e endividados? Como por exemplo: Espanha, Portugal, Grécia e Itália?

  • meu Deus, tem um comentário de um "Bolsonaro, Jair" aqui, que lixo. Nemly & Nemlerey

  • A verdade é que o Reino Unido sempre se manteve afastado da União Europeia. Tem a sua própria moeda ― a libra esterlina ―, divergia de algumas políticas centrais e se absteve de aderir ao acordo do Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre os países pertencentes à UE.

    a questão imigratória foi central no debate sobre o Brexit. Invocando questões acerca da identidade nacional e cultural, e até mesmo alimentando um sentimento xenófobo, setores favoráveis a saída da União Europeia se utilizaram desse tema em seus argumentos. Foi difundido que a permanência no bloco impedia o controle do número de pessoas adentrando no país e que os impactos da imigração seriam terríveis e incontroláveis no futuro.

    A decisão pela saída da União Europeia foi uma vitória da direita e dos setores mais conservadores. Pautas como controle migratório e a ênfase ao sentimento nacionalista etc...