GABARITO: LETRA E
Tendo recebido ponderável influência do pensamento latino-americano reconceitualizado no final dos anos setenta e o início da presente década (1980), esta vertente tem muito da sua audiência contabilizada ao descrédito político da perspectiva modernizadora e à generalizada crítica às ciências sociais acadêmicas; no entanto, parecem-nos fundamentais, para explicar a sua repercussão, as condições de trabalho da massa da categoria profissional – com sua aproximação geral às camadas trabalhadoras -, o novo público em que se recrutam os quadros técnicos [...] o clima efervescente do circuito universitário quando da crise da ditadura (envolvendo todos os intervenientes da arena acadêmica) e, principalmente, o quadro sociopolítico e ideológico dos primeiros anos da década, que conduziu à participação cívica amplos contingentes das novas camadas médias urbanas, com destaque para seus setores técnicos. (NETTO, 2011, p. 160).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Designa-se como perspectiva modernizadora a direção que condensou a renovação compatível com o segmento do Serviço Social mais impermeável às mudanças. (reatualização do conservadorismo)
A perspectiva de reatualização do conservadorismo empreendeu um esforço para adequar o Serviço Social às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes pós-64. ( modernização conservadora).
A perspectiva de intenção de ruptura se beneficiou do acúmulo teórico, historicamente respaldado no exercício profissional fundado na ajuda psicossocial. (reatualização do conservadorismo)
A perspectiva de reatualização do conservadorismo foi a expressão da renovação profissional mais próxima e adequada à autocracia burguesa.(modernização conservadora)
A perspectiva de intenção de ruptura tem muito da sua audiência contabilizada ao descrédito político da perspectiva modernizadora. (VERDADEIRA