SóProvas


ID
3008971
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Jornalistas e editores selecionam, de uma massa potencial de itens possíveis de serem aproveitados, os eventos que se constituem em notícia de cada dia (...) A seleção de notícias fica assim aprisionada por conhecimentos inferidos sobre a audiência, por suposições sobre a sociedade e por um código ideológico profissional. (Hall, 1973, p. 86).” Tal conceito teórico refere-se a qual tipo de análise?

Alternativas
Comentários
  • Banca desgraçada!

  • Genteee

  • casca de banana essa questão
  • Essa viagem é realmente necessária?

  • Pegadinha forte, mas da para chegar lá. Vem comigo: a banca deu uma única dica, escondidinha, sem chamar atenção. O autor do texto é Stuart Hall, um dos maiores autores dos Estudos Culturais. Com essa informação já dá para eliminar as letras A, C e E que tratam de teorias distintas.

    Agora vem a parte difícil, distinguir a certa entre B e D. Bom, os Estudos Culturais não são um campo de estudo com teorias totalizantes, que acreditam em um controle social direto, mas em lutas e mediações. Felizmente temos a internet com alguns excertos que corroboram com a minha perspectiva e por meio de alguns recortes descobrimos o porquê da questão e sua casca de banana.

    "Para Adorno (ADORNO e HORKHEIMER, 1985), a cultura da indústria cultural é fonte de controle social e, para os Estudos Culturais, a cultura é um campo de luta em torno de um sistema de significação social e da construção da identidade cultural e social de diferentes grupos." (Fonte 1)

    "A essa altura, a mídia – embora involuntariamente e através de suas próprias vias ‘autônomas’ – transforma-se efetivamente num aparelho do próprio processo de controle – um aparelho ideológico do estado” - Stuart Hall (Fonte 2)

    Fonte 1: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/download/5288/5947

    Fonte 2: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/_ed837_um_esquecido_nos_estudos_de_midia_no_brasil/