SóProvas


ID
3009967
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     A ditadura dos “likes


             Necessidade de estímulos positivos vicia. E muita gente se vê obrigada a repetir esse comportamento

                                                                                                                         Lola Morón


      Estamos todos expostos ___ crítica social, especialmente se propagamos voluntariamente nossas intimidades. Bem o sabem os instagramers, blogueiros e youtubers, que muitas vezes oferecem a imagem da felicidade plena e da verdade absoluta em suas redes sociais. Vindos do universo virtual, essas celebridades ditam gostos e opiniões, são os chamados influencers. A possibilidade de ser conhecido nunca foi tão acessível como agora, e os usuários anônimos que cada dia dedicam mais tempo a ser observados, admirados e valorizados já se contam aos milhões. As pessoas gostam de gostar. E a capacidade de difusão da internet oferece a muito mais gente a possibilidade de gostar. Mas, ao mesmo tempo, nos submete ___ ditadura da observação constante, o que nos impele a evitar cometer erros que possam ser notados e divulgados. O que antes se limitava a um instante e a um grupo reduzido de pessoas, agora tem uma audiência potencial permanente e ilimitada. De onde surge essa necessidade de agradar?

      Parte de nossa identidade – especialmente na puberdade e na adolescência – é configurada pela relação com nossos pares. Configuramos nossa personalidade de acordo com a forma como nos sentimos conosco e com as opiniões que recebemos do mundo exterior. O que os outros pensam ao nosso respeito é um dos fatores determinantes na construção do nosso caráter. As novas tecnologias nos oferecem a possibilidade de desenhar um novo eu, o digital, que podemos idealizar e controlar: escolhemos o que mostrar, que imagem dar. Mas a criação e a manutenção dessa aparência tem um preço: executar a melhor interpretação da nossa vida perde valor se não houver um público que a observe, se não for divulgada. Precisamos de seguidores. O verdadeiro valor do “curtir” é confirmar que nossas ações são observadas e avaliadas positivamente. Isso nos faz sentir o prazer da vitória, do objetivo alcançado. Quando mostramos uma faceta de nós mesmos e recebemos um feedback que a valida, os circuitos cerebrais do reforço são ativados, o que nos faz querer mais. E isso acaba funcionando como uma droga.

      Cada nova curtida reforça um comportamento que nos leva a repeti-la; precisamos de mais e mais e mais, como acontece com qualquer vício. O impacto das imagens de felicidade e perfeição é efetivo. O público quer ver aquilo que não tem, estendendo o valor do instante para sua vida: se uma pessoa sai sorrindo em todas as fotos, isso significa que ela é feliz. Para que nossa imagem digital corresponda ao que desejamos ser, só se tem de fazer isso: mostrar felicidade, embora esta se assente sobre a desgraça de viver por e para a captura desse momento. Hoje somos vítimas da tirania da popularidade e do otimismo, uma derivada direta do culto ao cinismo. A importância de uma foto é medida por seus likes, de uma ideia por seus retuítes e de uma pessoa por seu número de seguidores. O alcance de uma opinião pessoal, de uma crítica, já não se limita ao ambiente em que se manifesta, nem esse escrito se relega a uma estante ___ qual, talvez, vamos nos dirigir anos mais tarde para ler com rubor aquilo que um dia consideramos. Agora, o público é contado na casa dos milhões. E já nada é transitório.

      Por tudo isso, corremos o risco de viver em uma pose constante. Não é permitido se zangar, ter um dia ruim ou estar de mau humor. A indiferença não tem lugar em um mundo que dá tanto valor ao posicionamento e, se possível, ao posicionamento explícito, próximo do radicalismo. Entre os desafios mais urgentes que isso acarreta, destaca-se a necessidade de assumir a incontrolável esfera de influência ___ que nossos menores estão submetidos, seres humanos que ainda estão coletando dados para formar sua própria opinião. Nunca foi tão fácil para uma criança ou adolescente ter acesso a argumentos extremistas esgrimidos por falsos profetas vociferantes.

      O que acontece quando os valores que se compram e se vendem para conseguir ser alguém influente são simplificados até a frivolização do ser humano? Onde está o sujeito pensante e autônomo, a pessoa com capacidade de reflexão, decisão e criação de um sistema ideológico independente e adaptado a um contexto social mais ou menos normativo? Os jovens hoje percebem as ideias de ídolos da canção, dos videogames, do esporte, da moda ou da beleza sem diferenciar se esses indivíduos sabem do que estão falando quando emitem opiniões sobre assuntos sobre os quais, em muitas ocasiões, não têm argumentos. Nessa era, podemos ir dormir como sujeitos anônimos e acordar na manhã seguinte sendo trending topic; só é necessário que uma pessoa com um número suficiente de seguidores nos relacione com algum fato escandaloso e num tom extravagante ou agressivo o suficiente para desencadear o efeito retuíte. Para o bem ou para o mal, na sociedade de hoje somos todos público, mas também somos todos audíveis. Não ___ descanso.

      O mundo nos observa e nos divulga. A verdade não importa necessariamente. Muitas vezes, a retificação de uma calúnia obterá um número de retuítes comparativamente desprezível. Os adultos, como os mais jovens, também acumulam curtidas e tendem a estabelecer regras sobre as coisas cujo conteúdo mais “curtimos”. Contabilizamos seguidores e ficamos chateados quando os perdemos. Os palestrantes não são mais valorizados por seus conhecimentos ou publicações acadêmicas, mas pelo número de seguidores que possuem no Twitter. E isso pode depender mais da simpatia do seu cachorro e do partido que você for capaz de tirar disso do que de ter um conhecimento sólido sobre o conteúdo do painel para o qual você foi convidado. Não importa mais quais conclusões foram tiradas do debate. A magia termina quando o número de pessoas que participaram do evento é contabilizado. Como gerenciar e controlar esse vício? Aqui, chamo ___ autoridades a legislar e os filósofos a filosofar. Não se pode dar um telefone celular a uma criança e depois tirá-lo. Devemos reconsiderar, nos adiantar aos acontecimentos.

Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/11/eps/1523439393_286283. html>  Acesso em: 27 nov. 2018. (Texto adaptado).

Avalie as afirmações a seguir, referentes ao primeiro parágrafo do texto, marcando (V), para as verdadeiras, e (F), para as falsas.


( ) Embora nos atenhamos a viver discretamente, não somos isentos da crítica de outrem.

( ) Influencers são celebridades do meio virtual que apontam tendências e estilos, desnudam suas vidas em redes sociais e outorgam a felicidade.

( ) Em “gostam de gostar”, há uma expressão pleonástica viciosa, cuja redundância tem por objetivo enfatizar o hábito estimulado pelas redes sociais de apreciar, adorar, prezar.

( ) A exposição constante em redes sociais provoca autocensura, sob pena de delações dos lapsos.


A ordem correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil pois o examinador utilizou-se de subjetividade. Vou apresentar minha linha de raciocínio com o qual cheguei ao gabarito, mas não garante que esteja correto.

    ( V ) Embora nos atenhamos a viver discretamente, não somos isentos da crítica de outrem.

    O fundamento está no trecho do 5º parágrafo "Nessa era, podemos ir dormir como sujeitos anônimos e acordar na manhã seguinte sendo trending topic"

    ( F Influencers são celebridades do meio virtual que apontam tendências e estilos, desnudam suas vidas em redes sociais e outorgam a felicidade.

    O erro está em afirmar que influencers nos outorgam felicidade. Ao contrário, mesmo mostrando a sua suposta felicidade não é possível afirmar que seguindo seus ideais seremos felizes.

    ( F ) Em “gostam de gostar”, há uma expressão pleonástica viciosa, cuja redundância tem por objetivo enfatizar o hábito estimulado pelas redes sociais de apreciar, adorar, prezar.

    Não há nada de redundância. Há de fato um pleonasmo que nada interfere na compreensão textual.

    ( V ) A exposição constante em redes sociais provoca autocensura, sob pena de delações dos lapsos.

    A fundamentação desta afirmação está no trecho "Não é permitido se zangar, ter um dia ruim ou estar de mau humor" no 4º parágrafo.

    GABARITO ALTERNATIVA A

  • Gostei da explicaçao do Dimas, no segundo item passou despercebido essa parte de outorgar felicidade.Só fui notar quando vi que a minha marcação estava errada.

  • Gabarito''A''.

    ( V ) Embora nos atenhamos a viver discretamente, não somos isentos da crítica de outrem.

    ( F ) Influencers são celebridades do meio virtual que apontam tendências e estilos, desnudam suas vidas em redes sociais e outorgam a felicidade.

    ( F ) Em “gostam de gostar”, há uma expressão pleonástica viciosa, cuja redundância tem por objetivo enfatizar o hábito estimulado pelas redes sociais de apreciar, adorar, prezar.

    ( V ) A exposição constante em redes sociais provoca autocensura, sob pena de delações dos lapsos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Estranho. A questão fala do primeiro parágrafo do texto, mas para responder a questão é necessário recorrer a outros parágrafos...

  • Muita subjetividade, questões de IF,s são assim, dúbias, infelizmente não testa muito conhecimento! O enunciado é claro quando diz PRIMEIRO PARÁGRAFO.

  • Que prova enfadonha...

  • Tentar explicar a questão partindo do seu gabarito não a justifica . Existe uma diferença abismal entre ser subjetivo e ser vago, genérico. Admiro questões difíceis desde que suas respostas sejam únicas e incontestáveis. Mas esta, o examinador escolhe conforme seu humor do dia. #LIXOdequestao

  • Para resolver essa questão, não precisei recorrer a outros parágrafos. Conforme o enunciado da questão instrui, bastou-me ater apenas ao 1º parágrafo. Vejam como identifiquei a resposta correta:

    1ª assertiva:

    ( ) Embora nos atenhamos a viver discretamente, não somos isentos da crítica de outrem.

    A conclusão sobre essa assertiva se encontra na primeira frase. Ela diz: "Estamos todos expostos à crítica social, especialmente se propagamos voluntariamente nossas intimidades." Ou seja, embora já estejamos expostos à crítica social, ela aumentará se propagarmos voluntariamente nossas intimidades. Logo, embora nos atenhamos (limitemos) a viver discretamente, de qualquer forma, já não estaremos isentos da crítica alheia. Portanto, ela é verdadeira.

    2ª assertiva:

    ( ) Influencers são celebridades do meio virtual que apontam tendências e estilos, desnudam suas vidas em redes sociais e outorgam a felicidade.

    Apesar da primeira parte (antes da vírgula) estar em consonância com o sentido do texto, o primeiro parágrafo não diz que influencers outorgam felicidade. Lá diz que, muitas vezes, eles oferecem a imagem da felicidade plena e da verdade absoluta em suas redes sociais. Eles não nos concedem (trazem) felicidade, mas demonstram a imagem da felicidade plena. Além disso, o parágrafo não insinua em nenhum momento que eles expõem suas vidas. Portanto, há uma extrapolação de interpretação. Então, a assertiva é falsa.

    3ª assertiva:

    ( ) Em “gostam de gostar”, há uma expressão pleonástica viciosa, cuja redundância tem por objetivo enfatizar o hábito estimulado pelas redes sociais de apreciar, adorar, prezar.

    Vale lembrar que muitos textos fazem bom uso do "pleonasmo estilístico" (conhecido também como pleonasmo literário ou semântico) como figura de estilo para enriquecer algo no texto. Portanto, já é um erro dizer que esse pleonasmo é vicioso (tais como "subir para cima", "sair para fora" etc). Na verdade, o autor brinca com o verbo "gostar" no sentido de "curtir" e "dar like". Perceba que, quando compreendemos esse real sentido que o autor nos quer dizer ("gostam de curtir", "gostam de dar like" etc), isso elucida nossa interpretação do texto. Devido à assertiva estar em desacordo com essa real intenção do autor, ela é falsa.

    4ª assertiva:

    ( ) A exposição constante em redes sociais provoca autocensura, sob pena de delações dos lapsos.

    Vejam nas últimas frases do primeiro parágrafo. O autor diz que, por eles saberem que há uma audiência potencial permanente e ilimitada, eles evitam cometer erros que possam ser notados e divulgados. Essa atitude seria equivalente a uma "autocensura" para evitar a "delação" (divulgação, denúncia) dessas falhas. O "lapso" tem relação com "cometer erros", ou seja, o sentido de "descuido", "escorregão" e "engano". Portanto, ela é verdadeira.

  • No momento que deixa explicito que é no PRIMEIRO PARÁGRAFO, qualquer item que dependa do segundo parágrafo em diante invalidaria a questão, então coloque conforme o texto todo.

  • A questão passível de anulação. O comando da questão especificou p se ater no 1° paragrafo

  • Uma questão relativamente Boa. Logico para quem convive diariamente na internet conseguiu sem muitos problemas resolver as assertivas. não tinha nenhum bicho de sete cabeças ai não, era apenas ler e interpretar o que o texto e assertiva quis lhe passar.

  • Alguém passou a minha resposta para a seção "Gabarito Comentado". Não gostei, porque a minha resposta estava ajudando muito mais os demais usuários quando ela estava na seção "Comentários". Além disso, não consigo mais editar a minha resposta quando eu precisar e perdi a contagem de pessoas que estavam curtindo a resposta (zerou tudo).

    Enfim... vejam a minha resposta na seção "Gabarito Comentado".