SóProvas


ID
3010129
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O livro Teoria das Personalidades, coloca que Bandura propõe uma maneira fundamental de os humanos adquirirem habilidades e comportamentos dos outros.


Quais os processos que são constituintes da aprendizagem observacional?

Alternativas
Comentários
  • Processos de atenção, retenção, produção e motivação.

  • gabarito: letra D

    Figuração é definida como a exposição ou explicação de um comportamento por um modelo. O modelo pode expor o comportamento através de demonstração ou através de explicação do comportamento por afirmações verbais. O modelo e um ser humano ou e um objeto ou desenho que se assemelham com um ser humano (Bandura, 1977).

    (...)

    A totalidade do processo pelo qual um modelo expõe o comportamento (figuração) e o sujeito reproduz o comportamento (imitação) é chamada aprendizagem por observação (Baldwin, 1973). Este e um dos conceitos mais importantes da área de aprendizagem social.A seguir,delimitar-se-á o campo de estudos de aprendizagem por figuração.

    (...)

    Bandura (1977) considera a aprendizagem por figuração como uma maneira menos árdua e menos arriscada de aprender do que a aprendizagem por conseqüências de respostas (reforçamento contingente). De acordo com ele, figuração produz aprendizagem principalmente através de sua função informativa. Aprendizagem por figuração seria governada por quatro processos componentes: 1) atenção; 2) retenção; 3) reprodução motora e 4) motivação.

    fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931981000200001

  • Aprendizagem observacional: indica o importante no processo da observação do comportamento de outras pessoas, considerando aprender através de reforço, ou seja, observando-se o comportamento de outras e as consequências dele. Esse enfoque na aprendizagem se dá por meio de observação ou exemplos. Trata-se, portanto, do aprendizado de novas respostas por meio de observação do comportamento de outras pessoas. Outra característica é o tratamento de processos cognitivos internos ou de pensamento, considerando que se aprende, mediante exemplos e reforços vicariantes, pela capacidade de antecipar e estimar as consequências dos comportamentos observados. Enfatiza a observação dos outros como um meio de aprendizagem, a qual considera ser mediada por processos cognitivo.