SóProvas


ID
3011794
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão de Pessoas tem focado cada vez mais nos processos de avaliação, já que é importante que as pessoas recebam retroação e feedback a respeito de seu desempenho, tendo em vista melhorar o rendimento e fazer os devidos ajustes e correções. Dentre os métodos tradicionais de avaliação de desempenho, existe um que busca eliminar a superficialidade, a generalização e a subjetividade, consistindo em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. Entretanto, apresenta como aspectos negativos o fato de não contar com a participação do avaliado e ser considerado pouco conclusivo a respeito dos resultados. O método de avaliação descrito se trata de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    O Método da Escolha Forçada consiste em escolher frases que melhor representam o desempenho do funcionário. A obrigatoriedade da escolha reduz a subjetividade e diferencia do método das frases descritivas.

    Uma forma de memorizar o método da Escola Forçada é associar com o "Amigo Secreto". Quando alguém irá entregar um presente ou um chocolate, a pessoa não se sente forçada em escolher frases que representam as características da pessoa. Entretanto, nas organizações, as frases estão relacionadas com o desempenho do colaborador e são descritas por escrito.

  • Gabarito Letra D

    1. Escalas gráficas – Tabela de dupla entrada, fatores ocupam linhas e graus de medição, previamente definidos.

    2. Listas de verificação – Simplificação das escalas gráficas; avaliação quantitativa de cada fator avaliado

    3. Escolha forçada – frases em bloco; acaba com a superficialidade e subjetividade da escala. Pode um ou mais frases escolhidas.

    4. Pesquisa de campo – tradicional e completo. Linha avalia junto com Staff. 4 etapas, análise inicial e complementar; medidas necessárias; acompanhamento.

    5. Método dos incidentes críticos – características mais extremas e memoráveis. Não é o bom, mas o excepcional. Releva pontos da personalidade.

    6. Método das frases descritivas – assinala frases que identificam ou são opostas. Resultado pouco expressivos e imprecisos.

  • Escalas gráficas- Dupla entrada. Ex: Assiduidade: (otimo/bom/regular/ruim/péssimo)

    Listas de verificação: Dupla entrada mais simplificada. Ex: Assiduidade (1/2/3/4/5)

    Escolha forçada: escolher uma frase por bloco, obrigatoriamente.

    Pesquisa de campo: Entrevista, análise suplementar, acompanhamento. + cara e complexa.

    Incidentes críticos: Registra os comportamentos considerados extremos.

  • GAB D

    ESCOLHA FORÇADA: Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Em cada bloco de frases, o avaliador deverá, obrigatoriamente, escolher uma frase, por isso o nome “escolha forçada”.

    Cada bloco apresenta duas, quatro ou mais frases. A natureza das frases varia bastante.

    Vantagens da escolha forçada:

    1. Elimina o efeito de generalização (hallo efect) na avaliação.
    2. Tira a influência pessoal do avaliador, isto é, a subjetividade.
    3.  Sua aplicação é simples e não exige preparo intenso ou sofisticado dos avaliadores.

    Desvantagens da escolha forçada:

    1. Complexidade no planejamento e na construção do instrumento.
    2. Apresenta somente resultados globais.
    3. Não provoca retroação de dados, nem permite comparações.
    4. Técnica pouco conclusiva a respeito dos resultados.
    5. Nenhuma participação ativa do avaliado.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os métodos de avaliação de desempenho. Sendo que no caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve conter o método descrito no enunciado.

    A - incorreta. O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.

    B - incorreta. Lista de Verificação, de acordo com Chiavenato (2014, p.221, 222), " é um método tradicional de avaliação de desempenho baseado em uma relação de fatores de avaliação (checklists) a respeito de cada funcionário", funcionando como um lembrete para que o gerente avalie todas as características principais de um funcionário. 

    C - incorreta. O método dos incidentes críticos se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso) . O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.

    D - correta. O método da escolha forçada consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador escolhe forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Ou então, escolhe a frase que mais representa o desempenho do funcionário e a frase que mais se distancia dele. 

    E - incorreta. Chiavenato (p. 219, 2014) leciona que o método da pesquisa de campo "é um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação do desempenho. Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre o especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliar o desempenho dos funcionários. Daí o nome pesquisa de campo. A partir da entrevista com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado".

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.