SóProvas


ID
3011815
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os princípios que regem a atuação da Administração Pública e de seus agentes, analise as assertivas abaixo:


I. O princípio da legalidade é superior a todos os demais, já o princípio da eficiência é o de menor relevância.

II. O princípio da publicidade tem o objetivo de oportunizar maior transparência aos atos praticados pelos gestores públicos, de modo a inibir atos que contrariem a moralidade administrativa.

III. A realização de concursos públicos é uma das práticas adotadas pela Administração Pública que visam atender o princípio da impessoalidade.

IV. A proibição da utilização de imagens que possam caracterizar algum tipo de favorecimento a autoridades, políticos ou agentes públicos decorre do princípio da razoabilidade.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Nenhum princípio é superior a outro.

  • Gabarito B

    I - ERRADA: Não há hierarquia entre os princípios.

    II- CERTA

    III- CERTA

    IV- ERRADA : A proibição do uso de imagens que favoreçam autoridades está relacionada ao princípio da impessoalidade.

  • GABARITO: LETRA B

    Publicidade: Tal princípio também garante a exigência de transparência da atuação administrativa por meio de divulgação oficial dos atos (lei 9.784/99, art. 2º, parágrafo único, V). Dessa forma, assegura os mais amplos meios de controle da atuação pública. Exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei.

    Impessoalidade: a finalidade da atuação da administração é atender ao interesse público e esse princípio veda que o agente público se promova às custas das realizações da administração pública (vedação de promoção pessoal do administrador público pelos serviços, obras e outras realizações efetuadas pela administração).

  • Concurso público, processo seletivo e/ou qualquer outra forma de ingresso na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA = visa atingir o principio da impessoalidade.

  • I. O princípio da legalidade é superior a todos os demais, já o princípio da eficiência é o de menor relevância. ERRADO. há paridade entre os princípios, sempre lembrando que em caso de conflito entre eles, caberá manter a harmonia pelo interpretador.

    II. O princípio da publicidade tem o objetivo de oportunizar maior transparência aos atos praticados pelos gestores públicos, de modo a inibir atos que contrariem a moralidade administrativa. CERTO. Esse princípio deve ser analisado sob dois aspectos: Exigência de Publicação dos atos oficiais, resguardados aqueles de interesse social ou de estado e exigência de transparência na atuação administrativa.

    III. A realização de concursos públicos é uma das práticas adotadas pela Administração Pública que visam atender o princípio da impessoalidade. CERTO. além de concursos públicos, esse princípio deve visar sempre o interesse público, finalidade específica em lei, além da vedação a promoção pessoal e a decretação de impedimento e suspeição.

    IV. A proibição da utilização de imagens que possam caracterizar algum tipo de favorecimento a autoridades, políticos ou agentes públicos decorre do princípio da razoabilidade. ERRADO. tal premissa é derivada do princípio da Impessoalidade, sob o aspecto da vedação a promoção pessoal. Sobre o princípio da Razoabilidade, importante destacar que trata-se da limitação do poder discricionário administrativo.

  • Não há hierarquia entre os princípios!

  • Para encontrar a resposta, é necessário o conhecimento dos princípios que regem a atuação da Administração Pública.

    DICA: princípios administrativos expressos no art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988: "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (...)" - MNEMÔNICO LIMPE”.

    É pedido o julgamento das assertivas, vejamos.

    Assertiva I: incorreta. Não há hierarquia entre os princípios. O intérprete deve sempre buscar a harmonia entre eles.

    Assertiva II: correta. Exatamente. Devemos acrescentar que o objetivo não é só inibir os atos que contrariem a moralidade administrativa, mas também possibilitar a correta fiscalização dos atos da Administração Pública ao cidadão e aos órgãos de controle.

    Assertiva III: correta. A impessoalidade veda a escolha pessoal dos agentes públicos pelos Administradores, que em tese poderiam favorecer os seus. Podemos citar outros princípios que são atendidos com a prática do concurso público, como por exemplo, a legalidade (o certame é feito com base na lei) e a publicidade (o concurso é público e permite a inscrição dos candidatos, na forma prevista em lei e edital).

    Assertiva IV: incorreta. O princípio da impessoalidade (e não da razoabilidade) significa que a atuação do agente público deve buscar o interesse coletivo, sem qualquer discriminação pessoal e sem promoção pessoal do administrador público.

    Portanto, temos II e III corretas.

    Gabarito: Letra B.