SóProvas


ID
301216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções a seguir contêm trechos sucessivos de um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    O progresso é uma indústria que, como na China, é explorada, em uma rápida absorção, pelos capitais estrangeiros e os poucos grupos financeiros nacionais que só cogita — como é natural — dos próprios interesses.

    O erro se encontra na ausência de plural no trecho "que só cogita". Deveria concordar, de pronto, com grupos financeiros nacionais.

  • Genteee !!
    Achei de onde a cespe tirou a frase, é do livro do PAULO PADRO - RETRATO DO BRASIL.

    "o progresso é uma indústria que, comona China, é explorada, numa rápida absorção, pelos capitais estrangeiros e poucos grupos financeiros nacionais que só cogitam -- como é natural -- dos próprios interesses (...)"
    Também tem no link: http://www.visionvox.com.br/biblioteca/p/Paulo-Prado-Retrato-do-Brasil.txt

    É só dar "control F"  e pesquisar pelas palavras, mas enfim pelo que entendi do erro:
    a) O progresso é uma indústria que, como na China, é explorada, em uma rápida absorção, pelos capitais estrangeiros e os poucos grupos financeiros nacionais que só cogita — como é natural — dos próprios interesses.

    Colocando em ordem:


    O progresso é uma indústria que é explorada pelos capitais estrangeiros e os poucos grupos financeiros nacionais que só cogitam dos próprios interesses.

    Cogitar: Tansitivo direto, quem cogita, cogita algo então: Eles cogitam (tem em mente) os próprios interesses (no plural).