SóProvas


ID
3013015
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A evidência obtida pela comprovação da existência real de ativos e passivos financeiros, recursos humanos, instalações, entre outros, é denominada evidência

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Fundamento

    A evidência de auditoria é classificada segundo os procedimentos que a originaram. Assim, temos:

    Evidência física: obtida em decorrência de uma inspeção física ou observação direta de pessoas, bens ou transações. Normalmente é apresentada sob a forma de fotografias, gráficos, memorandos descritivos, mapas, amostras físicas etc.

    Complemento

    Evidência documental: é aquela obtida dos exames de ofícios, contratos, documentos comprobatórios (notas fiscais, recibos, duplicatas quitadas, etc.) e das informações prestadas por pessoas de dentro e de fora da entidade auditada, sendo a evidência obtida de fontes externas adequadas é mais fidedigna que a obtida na própria organização sob auditoria.

    Evidência testemunhal: é aquela decorrente da aplicação de entrevistas e questionários.

    Evidência analítica: decorre da conferência de cálculos, comparações, correlações e análises feitas pelo auditor, dentre outras.

    Sigamos

  • A comprovação “real”, isto é, o “ver com os próprios olhos” é uma inspeção física. Por exemplo: verificar a lista de empregados cadastrados no gabinete do deputado é uma inspeção documental e não nos daria garantia “real” de que o funcionário existe. Assim, para ter certeza de que não há funcionários fantasmas seria adequado executar a inspeção física, isto é, verificar realmente se existe e se está trabalhando o funcionário (ver para crer). Note a diferença em se executar um teste com base nos documentos e um com base na existência “real”. Podem produzir resultados diferentes. 

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.