SóProvas


ID
3013651
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o segmento textual abaixo, que iniciava uma narrativa escolar: “Um carro entrou no estacionamento com os faróis apagados, os pneus furados e um cacho de bananas no teto”.


Uma das observações do emprego dos artigos definidos e indefinidos é que os primeiros indicam termos já enunciados no texto (conhecidos) e os segundos indicam termos presentes no texto pela primeira vez. Assim, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não sei vocês, mas meu bizu para resolver questões de português sem saber algumas regras gramaticais é fazer a subvocalização da frase proposta no enunciado ou nas alternativas. Quem lê muito identifica de cara eventuais erros de coerência/coesão.

  • GABARITO: LETRA E

    → o enunciado da questão, praticamente, conta-nos a resposta → artigos definidos e indefinidos é que os primeiros indicam termos já enunciados no texto (conhecidos) → ou seja, já conhecemos o que foi anunciado:

    → o emprego do artigo definido em “os faróis” e “os pneus” se deve ao fato de se referirem a elementos conhecidos a partir do emprego de “um carro”. → já conhecemos e sabemos que os artigos definidos particularizam o sentido, é referente ao carro do trecho, àquele carro em particular.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Essa foi a questão de português mais tensa da minha vida. Apesar de tê-la acertado.

  • Respondi assim:

    Uma das observações do emprego dos artigos definidos e indefinidos é que os primeiros indicam termos já enunciados no texto (conhecidos) e os segundos indicam termos presentes no texto pela primeira vez. Assim, é correto afirmar que

    o emprego do artigo definido em “os faróis” e “os pneus” se deve ao fato de se referirem a elementos conhecidos a partir do emprego de “um carro”.

    Os faróis de quem??

    Os pneus de quem??

    > de UM CARRO.

    Logo, se referem a elementos conhecidos a partir do emprego de "um carro".

    Particularizam o elemento já citado.

  • complementando:

    Os artigos definidos tratam de um ser específico da espécie.

    os indefinidos tratam de qualquer ser da espécie.

    Como já se tem noção dos componentes do carro, o emprego de um artigo indefinido não cairia bem.

    sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gente, eu entendi porque é letra E, inclusive, a marquei. Mas porque não pode ser letra B?

  • A letra E está errada pela palavra obrigatoriamente, pois podem aparecer artigos definidos por ter existência possível no contexto.

  • @Matheus Souza, então você respondeu poucas questões na sua vida kkk, pega uma pra diplomata, daí verá que isso daqui foi fácil kk.

  • Achei que nunca fosse falar esta frase numa questão FGV: "faz sentido".

  • Vivian Scarcela, o erro da alternativa "B" está em afirmar que o termo "no estacionamento" já foi citado OBRIGATORIAMENTE no texto, o que não é verdade. O que podemos fazer é subentender que se trata de um estacionamento escolar porque o enunciado nos traz o seguinte: "que iniciava uma narrativa escolar". Acho que é isso.

  • E. o emprego do artigo definido em “os faróis” e “os pneus” se deve ao fato de se referirem a elementos conhecidos a partir do emprego de “um carro”. correta

    Sobre a B: o artigo definido indica aproximação ou conhecimento, mas não quer dizer que "obrigatoriamente" neste texto já tenha sido mencionado.

  • Vide comentário da Camylla kelle

  • Gabarito: E

    Os pneus e os faróis caracterizam o carro já mencionado anteriormente.

    #vocêédotamanhodosseussonhos

  • interpretei assim ! artigo definido define e indefinido indefine , então se colocasse uns faróis e uns pneus não saberia quantos carros eram .
  • GABARITO E

    e) o emprego do artigo definido em “os faróis” e “os pneus” se deve ao fato de se referirem a elementos conhecidos a partir do emprego de “um carro”.

  • E

  • Uma das observações do emprego dos artigos definidos e indefinidos é que os primeiros indicam termos já enunciados no texto (conhecidos) e os segundos indicam termos presentes no texto pela primeira vez. Argumentação errada; o artigo definido não significa necessariamente q o termo já foi mencionado no texto; quer dizer q se eu começar dizendo: A casa da minha mãe......aí estaria errado? É cada uma q aparece q vou te falar.....

  • Em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo, os autores Celso Cunha e Lindley Cintra afirmam, sobre o emprego do artigo definido, que ele se antepõe ao substantivo para indicar “que se trata de um ser já conhecido do leitor, seja por ter sido mencionado antes, seja por ser objeto de um conhecimento de experiência"
  • O livro do PESTANA, no tópico Artigos em  " valor discursivo", explica beeeeem direitinho isso. Inclusive ele dá um texto e explica bem detalhado o uso de cada artigo. Recomendo pra quem ficou com dúvida nessa questão :)

     

    Segue um trecho:

    ...." Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda que o artigo definido exerce duas funções discursivas:

    1) indica que o ser do qual o falante está falando é também conhecido do ouvinte, logo ambos compartilham de um conhecimento prévio sobre o objeto da conversa ou da exposição e

    2) serve para retomar ou relembrar termos anteriores, por inferência.


    Igualmente, é preciso que você entenda que o artigo indefinido exerce uma função discursiva, basicamente: sempre que uma nova informação é apresentada, o artigo indefinido ajuda o interlocutor (ouvinte/leitor) a ficar atento no ser introduzido na cena, pois o prepara a fim de mais à frente ser tornado conhecido pelo artigo definido.

    Nas palavras de Celso Cunha, “O artigo indefinido serve para a apresentação de um ser ainda não conhecido do interlocutor. Uma vez apresentado o ser, não há mais razão para o emprego do artigo indefinido, e o locutor (escritor/falante/emissor) deverá usar daí por
    diante o artigo definido.”.

  • Gente a letra “E” era a mais óbvia! Todo o carro, possui pneus e faróis!

  • Ótima questão. Lúcida.

  • O erro da B é dizer obrigatoriamente.

  • Gabarito: E

    Determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as. Por exemplo:

    Eu comprei o carro.

    Determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas. Por exemplo:

    Eu comprei um carro.

    Fonte: sóportuguês.com.br

  • Justificativas

    a) errada. Modificaria sim, visto que traria a ideia de que se falava de um cacho específico, já mencionado.

    b) errada. Não necessariamente, mas indica que ele entrou em um estacionamento específico, determinado.

    c) errada.

    d) errada. Ambos os empregos estão certos, visto que buscou-se identificar coisas conhecidas

    e) correta.

  • Funsaúde/CE 2021 _o/

  • ia marcar a B, mas observando o enunciado "iniciava uma narrativa escolar"

    b)o emprego do artigo definido em “o estacionamento” indica que esse lugar já havia obrigatoriamente sido citado antes.

    deixa a alternativa errada.