-
Gabarito Certo.
1- https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/viewFile/75830/48584
Outras fontes: - http://siarq.ufrj.br/index.php/9-slideshow/95-diagnostico-da-situacao-arquivistica-da-ufrj
-
GAB.: Certo
-
Como Elaborar um Projeto de Gestão Documental
1. Início
Para iniciar um Projeto de Gestão Documental o arquivista deve realizar uma visita técnica, onde poderão ser feitos as seguintes atividades:
· Diagnóstico do Acervo Documental com um profissional arquivista;
· Mensuração do Acervo (Quantitativo e Qualitativo);
· Identificação da Solução a ser adotada (Digitalização, Microfilmagem, Gestão Física, dentre outras);
· Análise de Fluxos Administrativos e Documentais;
2. Projeto Básico
Após a visita técnica e identificados o acervo, a solução adequada e o fluxo documental, será criado um Projeto Básico onde serão colocadas, além das informações acima, as atividades que serão feitas no projeto, como a:
· Criação do Plano de Classificação;
· Criação da Tabela de Temporalidade;
· Elaboração de Manual de Instrução sobre procedimentos de uso, classificação e cuidados com documentos para a realidade em questão;
-
Q119351 - A preparação de instrumentos de gestão arquivística, como o plano de classificação e a tabela de temporalidade, é um dos objetivos do diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista.
-
Confundi a palavra PRECEDE com PRESCINDE( não necessita) ! errei a questão =/
-
Primeiro é feito a avaliação documental para só depois ser realizado o plano de classificação e a tabela da temporalidade.
-
Primeiro realiza-se o diagnóstico do documento(avaliação) e com as informações do diagnóstico elabora-se o plano de classificação e a tabela de temporalidade.
-
Primeiro ocorre a avaliação da massa documental e depois é feito a classificação.
Gabarito: Certo.
-
Primeiro é feito o DIAGNOSTICO p depois saber qual vai ser o PLANO.
-
GABARITO: CERTO
Numa organização e administração de arquivos, depois do levantamento de dados, faz-se uma análise dos dados coletados, a fim de se traçar um diagnóstico da situação documental, ou seja, dos problemas existentes em relação aos arquivos do organismo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Precede = Antecede
-
Diagnóstico é uma ferramenta arquivística que tem como objetivo traçar um panorama da documentação produzida pela instituição. Em outras palavras, ao fazer um diagnóstico, será possível conhecer o fundo documental a partir de diversas perspectivas, como a quantidade de documentos, estado de conservação, tipologias documentais, técnicas arquivísticas aplicadas, etc. Todas essas informações são necessárias para a elaboração de um prognóstico que dará as diretrizes para a organização dos documentos e aplicação de um Programa de Gestão Documental.
A questão diz que o diagnóstico precede (vem antes) da elaboração do plano e da tabela, o que é verdade. Primeiro é necessário que se conheça a situação, para depois elaborar os instrumentos de avaliação. Não há como elaborar um Plano de Classificação, que é o instrumento que elenca todos os documentos da instituição a partir de classes que representam as funções institucionais, sem saber quais documentos existem ou não.
Gabarito do Professor: certa
-
Traduzindo a questão --> "É necessário olhar o documento para poder dizer para onde ele vai e quanto tempo ficará guardado?"
Gabarito: CERTO