-
Certo.
http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/content/article.html?id=714
-
GAB.: Certo
-
Gabarito: certo
DIFUSÃO (Função arquivística): conjunto de ações estratégicas para a promoção da instituição custodiadora e do seu próprio acervo.
-
CERTO
Os serviços editoriais de difusão cultural e de assistência educativa são funções do arquivo permanente
Fonte: Questão Q131926 Cespe, 2011
-
GAB. CERTO.
Atividades vitais do arquivo Permanente.
1-ARRANJO: classificação.
2-DESCRIÇÃO: elaboração de instrumentos de pesquisa. índice, guias...
3-DIFUSÃO: divulgação, aproximar da comunidade.
4-CONSERVAÇÃO: ações com o objetivo de desacelerar os processos de degradação.
-
Difusão = divulgação.
Certo, pois os aquivos permanentes devem disponibilizar seus documentos para consulta tanto pelo público interno quanto ao público externo.
obs: A consulta não depende de autorização da área acumuladora.
-
Um dos motivos importantes da digitalização de documentos de arquivos é dirigida ao acesso, à difusão e à preservação do acervo documental.
Difusão arquivística: Segundo Bellotto (2007, p. 227), as funções principais dos arquivos permanentes são o recolhimento, a custódia, a preservação e a organização de documentos gerados pelo governo, de forma que sejam úteis à administração, aos cidadãos e à historiografia.
A difusão editorial, cultural e educativa ficaria em segundo lugar, ou “para além” das competências precípuas; serviria para dar à instituição “contornos sociais”, o que viria a reforçar e manter os principais objetivos de um arquivo permanente: “atender às necessidades da administração a que servem”.
A difusão deve ser colocada entre as prioridades, uma vez que é através dela que a sociedade conhece o patrimônio documental. Não tratamos aqui apenas da questão de prover o acesso aos documentos para aqueles que os buscam. Essa discussão já está bastante amadurecida e relativamente resolvida, sobretudo com a lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Falamos da divulgação, difusão, comunicação e vulgarização dos acervos independentemente da vontade do consulente ou curiosidade do pesquisador. É por meio da difusão que se dá visibilidade às fontes, antecipando ao público a riqueza documental de um arquivo. Sua importância está em chamar a atenção para o que está guardado; em um arquivo público, em dar publicidade ao que já é público, mas que muitos não conhecem; em construir, através do conhecimento desse patrimônio, a noção do seu valor.
-
Gabarito: Certo
Difusão é o mesmo que descrição e publicidade,
Funções do arquivo permanente: Ah Decore-> Arranjo, descrição e publicidade, conservação e referência
-
CERTO
Q989154 : A difusão dos documentos de arquivo é feita no arquivo permanente.
Q985499: A difusão dos documentos de arquivo é uma das principais atividades do arquivo permanente.
-
A difusão arquivística pode ser entendida como o conjunto de ações que visam diminuir a distância entre o documento arquivístico e o cidadão.
Essa atividade é desenvolvida no âmbito dos arquivos permanentes, através de exposições, visitas escolares, uso dos documentos como instrumentos para pesquisas, e qualquer ação que tenha como objeto o documento arquivístico.
Gabarito do Professor: certa
-
A difusão arquivística pode ser entendida como o conjunto de ações que visam diminuir a distância entre o documento arquivístico e o cidadão.
Essa atividade é desenvolvida no âmbito dos arquivos permanentes, através de exposições, visitas escolares, uso dos documentos como instrumentos para pesquisas, e qualquer ação que tenha como objeto o documento arquivístico.
Gabarito do Professor: certa
-
Direto ao ponto!
Uma das atividades realizadas nos arquivos permanentes é a difusão.
Resumo da atividades: Arranjo, descrição, publicação, conservação e referência.
Arranjo = agrupar/ordenar. Instrumento usado = Quadro de Arranjo
Descrição = elaboração de instrumentos de pesquisa. Ex.: Guias, inventários, catálogos...
Publicação / Difusão = possibilidade de publicar os instrumentos de pesquisa.
Conservação = técnicas aplicadas aos docs + ao local de armazenamento. Ex.: Tº, luz, pH, higienização... Referência = políticas de acesso. Ex.: Não comer, não beber, enquanto acessa/consulta
Prof. Darlan Eterno - Arquivologia para PF
GABARITO: CERTO