As práticas e atividades que eram desenvolvidas pelos Assistentes Sociais no período de 30 eram voltadas essencialmente para a organização da assistência, para educação popular e pesquisa social, e o público alvo eram famílias operárias, mulheres e crianças.
As principais atividades eram: visitas domiciliares, encaminhamentos, distribuição de auxílios materiais e a formação moral e doméstica através de círculos e cursos.
"A atuação prática desenvolvida pelos primeiros Assistentes Sociais estará, assim, voltada essencialmente para a organização da assistência, para a educação popular, e para a pesquisa social. Seu público preferencial, e quase exclusivo, se constituirá de famílias operárias, especialmente as mulheres e crianças. As visitas domiciliares, os encaminhamentos - de muito pequeno efeito prático, devido à carência de obras que sustentassem semelhante técnica - a distribuição de auxílios materiais e a formação moral de doméstica através de círculos e cursos, serão as atividades mais frequentemente desenvolvidas pelos primeiros assistentes sociais". (p.208)
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez; Lima: Celats, 1982.