GABARITO: CERTO
→ A demanda por Assistentes Sociais diplomadas excedia o número de profissionais disponíveis. Os mecanismos de cursos intensivos para Auxiliares Sociais e as bolsas de estudos foram à forma encontrada para acelerar a formação de Assistentes Sociais. Ao mesmo tempo, alargou-se a base de recrutamento, deixando de ser um privilégio das classes dominantes e da classe média alta, para abarcar também parcelas da pequena burguesia urbana.
A luta dos Assistentes Sociais é pelo reconhecimento da profissão e pela exclusividade para Assistentes Sociais diplomados, das vagas no serviço público e em instituições para-estatais e, não pelo mercado de trabalho.
As atividades desenvolvidas pelos Assistentes Sociais se dedicam através de inquéritos familiares, pesquisar as condições de moradia, situação sanitária econômica e moral do proletariado.
→ Referência: IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Rela ções Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico -metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1983. PARTE II – ASPECTOS DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL (1930 – 1960)
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
A demanda por Assistentes Sociais diplomadas excedia o número de profissionais disponíveis. Os mecanismos de cursos intensivos para Auxiliares Sociais e as bolsas de estudos foram à forma encontrada p ara acelerar a formação de Assistentes Sociais. Ao mesmo tempo, alargou-se a base de recrutamento, deixando de ser um privilégio das classes dominantes e da classe média alta, para abarcar também parcelas da pequena burguesia urbana.
IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Rela ções Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico -metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1983.PARTE II – ASPECTOS DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL (1930 – 1960)