SóProvas


ID
3015214
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 255 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de ‘proteger a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”.

O autor desse fragmento, ao citar outro texto, exemplifica uma marca característica da textualidade.

Assinale a opção que a indica. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    “O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 255 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de ‘proteger a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”.

    → é feita uma intertextualidade à Constituição (influência de um texto sobre o outro, que gera um embasamento, um reforço ao texto em pauta).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Eu erro tudo!

  • Gabarito C

    INTERTEXTUALIDADE

    ·       Superposição de um texto literário a outro.

    ·       Influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado.

  • GABARITO: LETRA C.

    É feita uma intertextualidade com o texto da Constituição.

  • Na intertextualidade há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.

    .: Para maior elucidação sobre a intertextualidade, existem alguns tipos destas práticas:

    - Referência, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, plágio, tradução, transliteração e etc.

    No caso em tela, há uma intertextualidade com o texto da Constituição.

    FONTE: WIKIPÉDIA

  • Intertextualidade = um texto dentro de outro texto

  • Gabarito' C!

    Senão, vejamos:

    O autor desse fragmento, ao citar outro texto, exemplifica uma marca característica da textualidade. (Aqui a banca já dá a resposta que, neste caso: é uma citação direta, a qual é um exemplo de intertextualidade).

    Mas o que significa intertextualidade?

    influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. De outra banda, a intertextualidade faz referência a outro texto, pode ser também uma citação, paráfrase e afins.

  • Intertextualidade: É quando dois ou mais textos trabalham com o mesmo tema, ainda que de forma diferente.

  • A seguir os sete elementos da textualidade:

    1. Intencionalidade

    Um texto precisa fazer sentido para alguém, assim, você utiliza um recurso para convencer o leitor ou fazê-lo acreditar em algo. O que eu quero dizer? Para quem eu quero dizer?

    2. Intertextualidade

    É importante para o texto que você traga elementos ou ideias de outros autores. Isso reforça o seu ponto de vista e embasa seus argumentos. Alguém já disse isso antes? Há outras informações interessantes a respeito?

    3. Informatividade

    É preciso dosar a quantidade e a qualidade das informações que você fornece no seu texto. É uma espécie de jogo: controle x liberação da informação.

    4. Aceitabilidade

    Organizar bem as informações, ser convincente e fazer um encadeamento lógico das ideias leva o leitor a aceitar o que você está dizendo.

    5. Situcionalidade

    Trata-se do contexto, ou seja, tudo aquilo que fazemos para que um texto fique de acordo com a situação em que será lido, usado e até mesmo falado.

    6 e 7. Coesão e Coerência

    A coerência é o encadeamento de ideias e informações (o “o que”). Já a coerência são as palavras e estruturas gramaticais usadas (o “como”).

     

    (Fonte: FAVERSANI, Lilian. 7 lições para a produção de textos. Disponível em: <http://mooc.timtec.com.br/course/producaodetextos/intro/>. Acesso em: 18 jan. 2016)

  • Intertextualidade = O autor desse fragmento, ao citar outro texto...

  • A FGV costuma recorrer a um livro chamado "Comunicação em Prosa Moderna", de Othon Garcia. Para nós que somos da área de letras é um clássico. Adquiram-no. Vai os ajudar a entender melhor o mecanismo dessa banca obscura, em especial na parte de compreensão e interpretação textual e coesão e coerência.

  • C. Intertextualidade. correta

  • → é feita uma intertextualidade à Constituição (influência de um texto sobre o outro, que gera um embasamento, um reforço ao texto em pauta).

    Pra lembrar mesmo ...

  • Intertextualidade: é basicamente um texto dentro de outro texto.

    Ex.: um texto de referência / exemplificação, dentro de um texto principal.

  • A intertextualidade se apresenta, normalmente, nas provas de concursos públicos, pela paráfrase ou pela paródia

    Fonte: FP.

  • Só eu que fico triste fazendo as questões da FGV ? : /

  • "ao citar outro texto" = Intertextualidade

  • eu só acertei porque um questão desta mesma prova dizia sobre esse mesmo texto: " Esse texto se refere a um outro texto.Sobre os textos que aqui dialogam, assinale a afirmativa correta.''

    eu não sei como colar a numeração dessa outra questão, mas é só ir na prova que foi e encontrar

  • "autor desse fragmento, ao citar outro texto" Se citou outro texto é ,logicamente, uma citação ,ou seja, um tipo de intertextualidade.

    Letra C

  • Calma Minoru Onuki,no inicio tb eu era assim, hj continua do mesmo jeito.kkkkkkkkkkkkkkk Brinadeiras a parte aos poucos vamos pegando o jeito (ou ñ).

  • O fundamento jurídico x está na constituição Federal y

    Um tá no outro= inter

    Os dois são textos( documentos)

    Intertextualidade

  • Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe

  • Nota-se que a intertextualidade é a pratica de utilizar um argumento para formar outro argumento.

    RUMO PMCE 2021

  • Intertextualidade é à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

  • Essa palavra é doce para FGV, é carro chefe em questões de interpretação: Intertextualidade.