SóProvas


ID
3018862
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conversas movimentadas

            É muito comum que logo pela manhã, nas grandes cidades, a conversa entre colegas de trabalho se inicie por frases que aludam aos congestionamentos enfrentados no caminho, ou à surpresa de o trânsito naquela praça não estar inteiramente prejudicado, ou então – milagre dos milagres! − ao fato inexplicável de como dessa vez não demorou quase nada a travessia da famosa ponte. Tais assuntos dominam as conversas, determinam o humor; representam-se nelas o pequeno drama, a ansiedade, a aflição ou o desespero que vivem os habitantes das metrópoles. 

            É um assunto tão invasivo quanto obrigatório, do qual não se pode fugir. A simples locomoção de um lugar para outro reedita, a cada dia, a façanha que é o ir e o vir nas grandes cidades, o desafio que está na chamada “mobilidade urbana”, designação do conjunto de fatores que condicionam a movimentação dos indivíduos no espaço público. A mobilidade urbana tem enorme importância para a qualidade de vida da população. Não se trata, simplesmente, da movimentação mecânica de um lugar para outro; trata-se do modo pelo qual ela ocorre, de seus efeitos no cotidiano, da fixação de prazos e horários de trabalho e lazer, do humor dos indivíduos, dos prazeres e desprazeres que acarreta. 

            Falar do trânsito, sobretudo de suas dificuldades que parecem fatais, torna-se, assim, mais do que um papo corriqueiro: vira uma espécie de senha familiar pela qual todos se reconhecem, um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns provocam nas criaturas. Um considerável salto civilizatório se dará quando as pessoas, no começo do dia de trabalho, não tiverem do que se queixar quanto à sua mobilidade, e puderem tratar de outros assuntos que melhor as congreguem.

(Salustino Penteado, inédito) 

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Não obstante, a dificuldade, das soluções, está-se avançando, no bom caminho da mobilidade urbana. → separou o complemento do substantivo, incorreto.

    B) Pautadas pelos desabafos pessoais, as conversas sobre o trânsito, animadas já na manhã, deixam ver uma cumplicidade solidária.

    C) O desafogo do trânsito, nas grandes cidades prende-se, de fato, a uma solução, que só se encontra na priorização do transporte coletivo. → o adjunto adverbial não ficou intercalado, deixando o sujeito separado do seu verbo, o correto seria: ,nas grandes cidades, prende-se...

    D) Não é possível separar, de modo algum a mobilidade urbana, da qualificação do nível de vida, numa metrópole. → mesma coisa da questão anterior , de modo algum, a mobilidade urbana, → SEPAROU O COMPLEMENTO DO VERBO.

    E) Não há como deixar de sonhar, com o dia em que deixando de ser um problema, o trânsito já não seja um assunto obrigatório das conversas. → separou o complemento verbal do verbo "sonhar", vírgula incorreta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Glr, essa questão cai em penso na fcc, e por isso gostaria de deixar uma dica para vcs otimizarem o tempo e não ficar horas e horas procurando o erro. Minha sugestão é a seguinte: aos se deparar com questões desse tipo, busquem sempre o verbo e o sujeito do mesmo. Após isso, verifiquem se existe virgula entre eles, e fiquem atentos se não há termo intercalado (algum termo entre virgula no meio dos dois, como aposto ou vocativo, por exemplo.) Em seguida, façam o mesmo com o verbo e seu objeto. só em fazer isso vcs vão otimizar bastante o tempo.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • GABARITO: "B".

    Pautadas pelos desabafos pessoais, as conversas sobre o trânsito, animadas já na manhã, deixam ver uma cumplicidade solidária.

    A primeira vírgula marca uma oração antecipada; a segunda e a terceira isolam uma expressão isolada.

    Nas demais alternativas, ocorre o erro de “fatiamento”, vírgulas indevidas separando termos em ordem direta ou picotando termos unitários.

    -

    Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos.

  • 50% do seu tempo na prova será só para redação e português. Encurtar isso, preservando os acertos, exige sacrifício. 

  • o predicato está rompido por vírgulas, só sobrou a letra B com seus deslocamentos arrogantes kk

  • nao se separa verbo do sujeito

    verbo do seu complemento 

    e adjunto adverbial é intercalado! ALO VOCE

  • Para quem é iniciante em português, dou dicas valiosas para aprender esta matéria de vez:

    1) Ver todas as aulas do cursinho que você adquiriu

    2) Revisar as aulas

    3) Fazer muitas questões, filtrando por assunto (aqui no qconcursos), desde o primeiro ponto até o último!

    Obs: A princípio eu faço 100 questões de cada assunto para dar tempo de terminar o edital.

    Não desista desta caminhada. Hoje zombam de você, amanhã verão que valeu a pena todo o seu esforço!

  • Questão bem fácil, más não esperem o mesmo no TRF 4 dia 04/08
  • Não se separa S V C em caso de adjuntos adverbiais de longa extensão a (3 palavras a virgula é obrigatória.

  • Uma dica para saber se a vírgula está correta: basta retirar do texto o que está entre as vírgulas, se fizer sentido está correto; caso contrário, está errrado.

    Exemplo:

    E) Não há como deixar de sonhar, com o dia em que deixando de ser um problema, o trânsito já não seja um assunto obrigatório das conversas.

    análise :

    Não há como deixar de sonhar o trânsito já não seja um assunto obrigatório das conversas.

    Não tem sentido, por isso esta errado.

    D) Não é possível separar, de modo algum a mobilidade urbana, da qualificação do nível de vida, numa metrópole.

    Análise:

    Não é possível separar da qualificação do nível de vida, numa metrópole.

    C) O desafogo do trânsito, nas grandes cidades prende-se, de fato, a uma solução, que só se encontra na priorização do transporte coletivo.

    O correto seria:

    O desafogo do trânsito nas grandes cidades prende-se, de fato, a uma solução, que só se encontra na priorização do transporte coletivo.

    A ) Não obstante, a dificuldade, das soluções, está-se avançando, no bom caminho da mobilidade urbana.

    Quando existem várias vírgulas, essa forma de analisar não é tão eficaz. No caso, deveria perceber que o dá pra separar o complemento do sujeito. A vírgula significa que algo está fora de ordem ( sujeito + verbo + complemento ) ou que existe uma informação que pode ser suprimida.

    B ) Pautadas pelos desabafos pessoais, as conversas sobre o trânsito, animadas já na manhã, deixam ver uma cumplicidade solidária.

  • SÓ PROCURAR O SVC