-
Resposta correta: alternativa "e". A frase é composta de um um verbo transitivo direto e indireto (Vtdi) - "Dar",quem dá ,dá algo a alguém - e,além disso, está em ordem indireta;a ordem direta seria: Soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz às palavras provocadoras e insensatas de Platão.
-
GABARITO: LETRA E
A) Se Diógenes se ocupar de bajular o rei não teria porquê estar lavando vegetais, eis como Platão lhe provocou. → correto seria "por que → por qual motivo".
B) Ao em vez de responder a Platão agressivamente, Diógenes preferiu-lhe contestar com astucia e respeitabilidade. → correto seria: ao invés de (expondo contrariedade).
C) Como visse Diógenes a lavar vegetais, Platão recriminou-lhe lembrando-o que poderia estar melhor servindo ao rei. → quem recrimina, recrimina alguém ( o "lhe" é um complemento indireto, o correto seria "o").
D)Conquanto Diógenes estivesse lavando vegetais, Platão não exitou em contestar-lhe um serviço em cujo não haveria dignidade. → uso do "cujo" inadequado, pois não está ligando substantivos, o correto seria: EM QUE.
E) Às palavras provocadoras e insensatas de Platão soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz. → frase correta, típica inversão de ordem da frase que a FCC faz: Diógenes soube dar resposta altaneira e perspicaz às palavras provocadoras e insensatas de Platão → quem dá, dá algo a alguém ou alguma coisa (resposta → objeto direto) (às palavras → objeto indireto → preposição "a" + artigo definido "as" que acompanha o substantivo "palavras" = crase).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
-
GABARITO: "E".
Diógenes (sujeito) soube dar (verbo) resposta altaneira e perspicaz (objeto direto) Às palavras provocadoras e insensatas de Platão (objeto indireto).
Ajustemos, na medida do possível, as demais:
(A) Se Diógenes se ocupasse de bajular o rei não teria por que estar lavando vegetais, como Platão o provocou.
(B) Ao invés (ao contrário) de responder a Platão agressivamente, Diógenes preferiu contestar com astúcia e respeitabilidade.
(C) Como visse Diógenes a lavar vegetais, Platão recriminou-o lembrando-lhe que poderia estar melhor servindo ao rei.
(D) Conquanto Diógenes estivesse lavando vegetais, Platão não hesitou em contestar um serviço no qual/em que não haveria dignidade.
-
Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos
-
Gabarito E
.
Às palavras provocadoras e insensatas de Platão soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz.
.
Diógenes soube dar resposta altaneira e perspicaz às palavras provocadoras e insensatas de Platão.
.
( QUEM DÁ, DÁ ALGUMA COISA A ALGO/ALGUÉM ) V.T.D.I
-
GABARITO ´´E´´.
-
Gabarito''E''.
E)Diógenes (sujeito) soube dar (verbo) resposta altaneira e perspicaz (objeto direto) Às palavras provocadoras e insensatas de Platão (objeto indireto).
Fonte: Estratégia Concursos.
Estudar é o caminho para o sucesso.
-
AINDA DIZEM QUE A FCC É UMA BANCA FÁCIL, SÓ OBSERVO
GABARITO E
#PMBA2019
FORÇA GUERREIROS
-
Mata-se a questão sabendo que o "LHE" SEMPRE será objeto INDIRETO!
Elimina-se as alternativas A,B,C e D.
-
Colega Martônio Araújo, o LHE não é sempre OI.
Pode ser também complemento nominal (com verbo de ligação) ou adjunto adnominal (sentido de posse)
-
Acertei, mas demorei pra ver o erro na B...agora que vi q estava super na cara kkkkkk
-
Ainda bem que a questão não era de interpretação de texto, pq preciso confessar que não entendi nada desse diálogo...
Alguém pode me explicar?
-
A letra D também tem um erro de ortografia, a grafia correta é HESITAR e não Exitar.
-
Diógenes soube dar resposta altaneira e perpicaz às palavras provocadoras e insensatas de platão. tudo certinho...
-
Às palavras provocadoras e insensatas de Platão soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz.
Colocar a oração na ordem direta: sujeito + verbo + complemento
Sujeito: Diógenes
Verbo: soube (VTD)
Complemento: dar resposta altaneira e perspicaz (OD)
Adjunto adnominal: às palavras provocadoras e insensatas de Platão
Gabarito: letra e
-
Não deveria haver uma vírgula na letra e? A oração está na ordem indireta não é? Só não entendi porque não tem vírgula.
-
Rosane Dortas,
E) Às palavras provocadoras e insensatas de Platão soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz.
Passando para ordem direta: Diógenes soube dar resposta altaneira e perspicaz às palavras provocadoras e insensatas de Platão.
"Às palavras provocadoras e insensatas de Platão" é Objeto indireto do verbo. Não se pode separar o verbo dos seus complementos por vírgula.
-
O lhe acompanhara verbo VTI
-
Eita Português díficil... Meu Deus ajuda
-
Errei.
-
Errei (07/08/2019)
-
resposta a Ana CONCURSEIRA, sempre que a analisar a ocorrência de vírgula, sempre observe primeiro os casos obrigatórios, não se separa por vírgula os complementos(de Platão) nem o predicado do sujeito(soube Diógenes dar )
-
Errei 14/08/2019
-
A- Errada: Se Diógenes se ocupar de bajular o rei não teria porquê estar lavando vegetais, eis como Platão lhe provocou.
Correta: Se Diógenes se ocupasse de bajular o rei não teria por que estar lavando vegetais, como Platão o provocou.
*Muda:
1- tempo verbal "ocupar".
2- "porquê": é um substantivo masculino, sinônimo de motivo, razão, causa. Quase sempre vem acompanhado de: artigo definido/artigo indefinido/numeral/pronome demonstrativo/possessivo. Não se encaixa na frase.
3- "Lhe" - Quem provoca? Provoca alguém? = VTD = Usa "o/a (s)
D- Errada: Conquanto Diógenes estivesse lavando vegetais, Platão não exitou em contestar-lhe um serviço em cujo não haveria dignidade.
Correta: Conquanto Diógenes estivesse lavando vegetais, Platão não hesitou em contestar um serviço no qual/em que não haveria dignidade.
Muda:
1- "Exitar": É usado e correto, mas apresenta outro sentido, indicando o ato de ter êxito.
-
ATÉ HOJE O QCONCURSO NÃO PROVIDENCIOU UMA RESPOSTA DE UM PROFESSOR QUE CONDIZ COM O NIVEL DA QUESTÃO...É PARA ISSO QUE EU PAGO?? PORTUGUES É UMA OBRIGAÇÃO DA EQUIPE EM PROVIDENCIAR PROFESSORES DE PORTUGUES DE EXTREMA EXCELENCIA, AINDA MAIS SE TRATANDO DE FCC E FGV...POR FAVOR!!!!!!
-
-
Vinicius de Almeida,
concordo com você.
QConcursos cadê os professores??????
-
Não está faltando uma vírgula na alternativa E?
-
Para quem pediu interpretação de texto:
-Se você fizesse corte (*) a Dionísio, rei de Siracusa, não precisaria lavar vegetais”.
- “É verdade, Platão, mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.”
Diógenes retrucou Platão pois é relativo achar que fazer corte a Dionísio é melhor do que lavar vegetais. Percebe-se que para Diógenes tanto faz uma ou outra atividade. Ademais, Diógenes foi um filósofo que prezava pela simplicidade, ou melhor, pela recusa ao bens materiais e toda a superficialidade das relações humanas, tanto que foi denominado de "cínico" que significa "cão" em grego pois ele admirava os cães por viverem na simplicidade. (Diógenes vivia literalmente "largado e pelado" pela cidade de Atenas)
-
JULIA AFRFB PARA QUE TA FICANDO CHATO SUAS PROPAGANDAS DE CURSINHO.. ACHO DIFICIL ALGUEM COMPRAR ASSIM.. MUDA A TÁTICA, QUERIDA!!
-
Complementando o comentário dos colegas...
E – CERTA
Sobre a vírgula após “Às palavras provocadoras e insensatas de Platão”
Devido ao deslocamento (apesar de ser termo com mais de 2 palavras), a colocação da vírgula está correta, mas, é (devido ao fato de ser um objeto indireto do verbo) facultativa. O que não pode é vírgula separando verbo e objeto indireto na ordem direta
Para mais informações:
https://www.lfg.com.br/conteudos/dicas/geral/usar-a-virgula-e-facil
https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1611786
-
Eu acho que a moral da história é a seguinte.
Um acha que bajular o rei é melhor do que lavar vegetais, pq lavar vegetais é um trabalho inferior. Se ele bajulasse o rei, provavelmente o rei lhe daria um trabalho melhor ou algo do tipo e ele não precisaria se submeter ao serviço de lavar vegetais.
O outro acha o contrário. ele prefere lavar vegetais do que bajular o rei, pq do ponto de vista dele, bajular é um ato reprovável e ele prefere manter sua dignidade (essa parte é uma extensão do meu entendimento, não está no texto).
Foi isso que eu entendi. Mas a moral da história é que uma situação pode ser posta em perspectiva e ter o seu valor dado conforme o gosto e preferências pessoais de quem vê a situação.
-
Essa banca é malandraaaa. Inverte a ordem toda da oração, para poder pegar o candidato
-
Ao invés de = ao contrário
Em vez de = em lugar de
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/ao-inves-inves-ou-vez-de.htm#:~:text=depois%20da%20publicidade%20%3B)-,O%20termo%20%E2%80%9Cinv%C3%A9s%E2%80%9D%20%C3%A9%20substantivo%20e%20variante%20de%20%E2%80%9Cinverso,%2C%20%E2%80%9Cao%20contr%C3%A1rio%20de%E2%80%9D.
-
Fazendo uma pequena correção ao comentário do colega Arthur Carvalho. Na letra A, o "porquê" está sendo empregado corretamente! "Porquê", junto e com acento significa "motivo". O erro da questão está na regência do verbo "provocar" no final da frase, que é Verbo Transitivo Direto, não sendo correto o uso do pronome "lhe".
-
A FCC embaralha o período como ninguém sem utilizar sequer a pontuação.
Ex: Às palavras provocadoras e insensatas de Platão soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz.
Ordem direta: Diógenes soube dar resposta altaneira e perspicaz às palavras provocadoras e insensatas de Platão.