-
GABA E
-
O item III está errado, pois a integridade significa que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
As demais estão corretas.
GABARITO: E
-
A autenticidade e a confiabilidade se aplicam a qualquer tipo de documentos de arquivo e qualquer meio de suporte, originalmente digital ou não.
-
Lei 12.527(LAI), art. 4 Para os efeitos desta Lei, considera-se:
integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.
-
Gab. E
Autenticidade: qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. A autenticidade é composta de identidade e integridade.
Identidade é o conjunto dos atributos de um documento arquivístico que o caracterizam como único e o diferenciam de outros documentos arquivísticos (ex.: data, autor, destinatário, assunto, número identificador, número de protocolo).
Integridade é a capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção (sem sofrer alterações de forma e conteúdo) de maneira a atingir seus objetivos.
Documento Autêntico: documento que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo.
Confiabilidade: credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua produção
FONTE: CONARQ - Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais
-
III- Errada , Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística - Os documentos ou fundos arquivísticos devem ser conservados sem dispersão , subtração , mutilação ,danos ou qualquer tipo de acréscimo/inserção indevida ( George melo rodrigues )