SóProvas


ID
3023212
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque a alternativa correta sobre a relação entre o excerto e a classificação quanto a formas de controle da administração pública.


“O controle visa a verificar a oportunidade e a conveniência administrativas do ato controlado. É um controle administrativo que, em regra, compete exclusivamente ao próprio Poder que, atuando na função de administração pública, editou o ato administrativo.”

Alternativas
Comentários
  • Letra "D"

    Controle de mérito: tem como objetivo a verificação da eficiência, da oportunidade, da conveniência e do resultado do ato controlado.

  • Questão tirada do livro de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo "Direito Administrativo descomplicado" pág 891.

    Controle de mérito

    "O controle de mérito propriamente dito é um controle administrativo que, como regra, compete exclusivamente ao próprio Poder que, atuando na função de administração pública, editou o ato administrativo."

    GABARITO ALTERNATIVA D

  • Só eu que fico "me conçando" para marcar a questão, sem terminar de ler, ao ver conveniência e oportunidade? kkkkkk .

    Não me julguem!

    Gabarito letra D de Deus!

    #PERTENCEREMOS

  • Caso ficasse com dúvidas:

    1º O controle de mérito só cabe a própria administração.

    2º Lembre-se que esta forma de controle se classifica como quanto ao aspecto de controle.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Controle de MÉRITO=Conveniência e oportunidade.

  • GABARITO: D

    O controle de mérito é aquele realizado sobre a conveniência e oportunidade do ato. Logo, é um controle que ocorre sobre os atos discricionários, devendo ser realizado pela própria Administração que executou o ato. Assim, em regra, somente o Poder que editou o ato administrativo poderá exercer o controle do mérito desse ato.

    O Judiciário não poderá adentrar no mérito da decisão, isto é, em nenhuma hipótese o controle judicial adentrará no juízo de conveniência e oportunidade da autoridade administrativa que editou o ato, pois só cabe ao Poder Judiciário, avaliar a legalidade e legitimidade, mas não o mérito.

    Cuidado para não confundir mérito com discricionariedade. O Poder Judiciário pode sim analisar os atos discricionários, verificando se eles se encontram dentro dos parâmetros definidos na lei e no Direito. Caso um ato discricionário mostrar-se desarrazoado ou desproporcional, o Poder Judiciário poderá anulá-lo em virtude de sua ilegalidade ou ilegitimidade.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Gabarito d

    pmgo

    Controle de mérito

    "O controle de mérito propriamente dito é um controle administrativo que, como regra, compete exclusivamente ao próprio Poder que, atuando na função de administração pública, editou o ato administrativo."

  • GABARITO D

    Classificação do Controle:

    Aspecto:

    Controle de Mérito: observa se o ato é VÁLIDO; regularmente editado de acordo com o mérito administrativo, isto é, se possui conveniência e oportunidade (atos discricionários).

  • Em se tratando de controle que avalia critérios de conveniência e oportunidade, bem assim que é realizado, via de regra, pelo próprio Poder que praticou o ato, a hipótese vem a ser a do chamado controle de mérito. E assim o é uma vez que este tipo de controle recai sobre o mérito dos atos administrativos discricionários. Dele pode resultar a revogação do respectivo ato, acaso, a despeito de ser válido, não mais atenda ao interesse público, devendo, assim, ter os seus efeitos cessados dali por diante (ex nunc).

    Feitas as considerações acima, conclui-se como acertada apenas a letra D.


    Gabarito do professor: D