A questão refere-se à avaliação diagnóstica e à formativa.
Segundo Perrenoud, a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
A avaliação diagnóstica pretende averiguar a posição do aluno face a novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e a aprendizagens anteriores que servem de base àquelas, no sentido de obviar as dificuldades futuras e, em certos casos, de resolver situações presentes. Já a avaliação formativa, é uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo ensino-aprendizagem. A avaliação formativa proporciona condições para as regulações retroativas das aprendizagens (Perrenoud, 1999), uma vez que as dificuldades dos alunos são detectadas, após o processo de ensino-aprendizagem, normalmente, por meio do teste. A avaliação formativa possibilita aos professores acompanhar as aprendizagens dos alunos, ajudando-os no seu percurso escolar. A avaliação formativa é fundamentada no paradigma construtivista. Na perspectiva construtivista, as pessoas desenvolvem construções por meio dos significados e dos sentidos que atribuem aos fenômenos, que as rodeiam, nos contextos em que vivem, havendo múltiplas realidades resultantes dessas construções.
O processo de avaliação é complexo pode ser entendido como uma parte importante da educação que deve procurar a melhoria permanente da eficiência individual. O objetivo da educação se encontraria no próprio processo de desenvolvimento. A avaliação deve ser um diagnóstico, que tem por objetivo determinar atos, situações, pessoas. A avaliação não pode ser excludente, não deve optar pela lógica bivalente, deve ser polivalente.
Vejamos as alternativas:
A) as avaliações diagnóstica e a formativa devem servir à criação de hierarquias de excelência em que a avaliação durante o ano deve funcionar como um treinamento para o exame final - ERRADA - as avaliações diagnóstica e a formativa não devem servir de criação de hierarquias de excelência.
B) a função da avaliação formativa é certificar aquisições em relação a terceiros em que o mercado de trabalho permanece controlado pela hierarquia do sistema educativo - ERRADA - A avaliação formativa não tem o objetivo de certificar o aluno para o mercado de trabalho.
C) a avaliação diagnóstica deve estar a serviço da classificação seriada dos alunos; a formativa deve ter feição punitiva e excludente de alunos que não se enquadram num mesmo padrão cognitivo - ERRADA - as avaliações diagnóstica e a formativa não são punitivas, elas visam auxiliar o desenvolvimento do aluno.
D) o diagnóstico é inútil se não der lugar a uma ação apropriada; uma verdadeira avaliação formativa é necessariamente acompanhada de uma intervenção diferenciada a serviço das aprendizagens - CORRETA - De acordo com o exposto acima.
Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra D.
Gabarito do professor: Letra D