SóProvas


ID
3023629
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Por herança da evolução, o homem tem uma tendência a se concentrar no que pode dar errado. Nas cavernas do Pleistoceno, gerava mais descendentes quem tinha medo de ataques e antecipava problemas. A ansiedade garantiu nossa sobrevivência, mas nos faz enxergar a realidade de um jeito enviesado. Nos aterrorizamos com ameaças mesmo quando há motivos para ficarmos tranquilos.

           É perfeitamente racional ser otimista em momentos ruins. Tome como exemplo os anos 80, quando o Brasil teve sua pior crise econômica. A economia decepcionava, mas vivíamos uma pequena revolução da medicina. Até aquela década, era preciso lidar com gastrites e úlceras a vida inteira. O escritor Nelson Rodrigues acordava todas as madrugadas para amestrar a úlcera com mingau. Então um laboratório farmacêutico criou um remédio simples que inibe a produção de ácido gástrico. Úlceras que, antes duravam décadas, hoje são resolvidas com omeprazol, em poucos dias – a um custo de poucos reais.

(Lendro Narloch. Fique tranquilo e aproveite. Veja.com. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o texto reescrito está correto quanto ao emprego da vírgula.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Um remédio simples, o omeprazol, criado por um laboratório farmacêutico, resolve, em poucos dias, úlceras que duravam décadas. → construção correta; respectivamente: aposto explicativo (isolado, obrigatoriamente, por vírgulas); oração subordinada adjetiva reduzida do particípio; adjunto adverbial de tempo intercalado.

    B) Um remédio simples o omeprazol, criado por um laboratório farmacêutico resolve em, poucos dias, úlceras que duravam décadas. → faltou a vírgula para separar o aposto.

    C) Um remédio simples, o omeprazol, criado por um laboratório farmacêutico, resolve em poucos dias úlceras que, duravam décadas. → faltou a vírgula para separar o adjunto adverbial intercalado (longa extensão para a ABL); o "que" é o sujeito do verbo "duravam" ↔ separou o sujeito do verbo, uso inadequado.

    D) Um remédio simples, o omeprazol criado por um laboratório, farmacêutico, resolve em poucos dias, úlceras que duravam, décadas. → faltou a vírgula para intercalar o aposto.

    E) Um remédio, simples o omeprazol, criado por um laboratório farmacêutico, resolve em poucos dias úlceras, que duravam décadas. → separou o sintagma nominal (adjunto adnominal) sendo inadequado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • A)Um remédio simples, o omeprazol, criado por um laboratório farmacêutico, resolve, em poucos dias, úlceras que duravam décadas.

    1-A dupla virgula está isolando o aposto.(,o omeprazol,)Correto

    2-A dupla virgula está intercalando o adjunto adverbial de tempo.( resolve, em poucos dias,)

    GABARITO A

  • É a velha e boa SUVECA!

  • questão muito bem elaborada !

  • Questão muito boa.

    Gabarito letra A

  • Eu em particular achei a questão "merabulosa", mas está correta, eu é que vacilei legal.

    GABARITO: A) Um remédio simples, o omeprazol, criado por um laboratório farmacêutico, resolve, em poucos dias, úlceras que duravam décadas.

    Se trata de um aposto explicativo que deve ser isolado, obrigatoriamente, por vírgulas; oração subordinada adjetiva explicativa reduzida do particípio; adjunto adverbial de tempo intercalado.