SóProvas


ID
3024208
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Concordar é harmonizar. É estabelecer pontos comuns entre as palavras: em gênero e número para o nome, em pessoa e número para o verbo. Analise as frases abaixo, que foram extraídas da Revista Veja e adaptadas. Assinale a alternativa que está em harmonia com a norma culta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) O fato de os albaneses terem se reproduzidos tão rápidos não lhes dá o direito de separar uma parte de nossa pátria.” (Slobodan Milosevic, presidente da Iuguslávia, reprimindo o levante de Kosovo). → quem vai separar uma parte? OS ALBANESES → separarem.

    B) “Não somos um país essencialmente CO RRU PTO. Somos mal auditados.” (Stephen Kanitz, especialista em balanços de empresas).

    C) “O ministro nomeou muitos ministros marxista. São todos discípulos de Grouxo Marx.” (Maurício Requião, deputado federal (PMDB-PR)). → ministros MARXISTAS.

    D) “Puxadores de saco de banqueiros iguais a esses não existe.” (Deputado Delfim Neto, do PPB, sobre o presidente Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica). → mais de um banqueiro, logo mais de um saco: SACOS.

    E) “Ele era conhecido como um homem ciclotímico com cabelos desgrenhado e ideias mais desgrenhada ainda.” (The Economist, em artigo intitulado “A vingança de Itamar Franco”). → cabelos → DESGRENHADOS.

    → QC não deixa escrever certas palavras!!

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Discordo do erro na letra A que você elencou Arthur. No meu entendimento o correto da frase ficaria: O fato dos albaneses terem se REPRODUZIDO TÃO RÁPIDO não lhes dá o direito de separar uma parte de nossa pátria.

  • Sobre a letra B:

    Especialista em balanços de empresa

    Vocês não acreditam que esteja errada essa concordância?

  • Arthur,

    Puxadores de saco está correto. O erro dessa alternativa está em "não existe".

    "Puxadores de saco de banqueiros iguais a esses não existem".

    É o mesmo que dizer "Não existem puxadores de saco de banqueiros iguais a esses".

  • O erro da letra A está no advérbio: “O fato de os albaneses terem se reproduzidos tão rápidos não lhes dá o direito de separar uma parte de nossa pátria.” Advérbio não varia o certo seria rápido, quanto ao verbo separar o correto seria separar mesmo, pois não lhes dá o direito de separar o que? uma parte de nossa pátria, continua no singular.

  • A letra B também apresenta incorreção gramatical. Em ''somos mal auditados'', o hífen deve ser empregado, já que se trata de adjetivo: mal-auditado. A forma ''mal auditado'', sem hífen, é típica da voz passiva. 

    A regra é a mesma de mal-educado. Fulana é mal-educada → Fulana foi mal educada pelos pais.

    Nenhuma das assertivas está, pois, em harmonia com a norma culta, como pede o enunciado. No entanto, o mesmo enunciado dá claramente ênfase à concordância; devemos nós, por conseguinte, priorizar os desvios ligados a ela.