SóProvas


ID
3024454
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A produção técnico-científica sobre Estudos de Usuários aumentou significativamente nas últimas décadas. Nesse sentido, segundo Cunha, Amaral e Dantas (2015, p. 4), há um elemento que “É parcialmente dependente da expectativa, que, por sua vez, depende parcialmente da provisão de uma biblioteca ou dos serviços de informação para satisfazê-la”. O conceito caracterizado pelos autores no excerto corresponde à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha, Amaral e Dantas (2015, p. 4-5):

    Necessidade é o que um indivíduo deve ter para o seu trabalho e suas pesquisas, para o seu crescimento pessoal e lazer etc. No caso de um pesquisador, uma informação necessária é aquela que levará adiante sua pesquisa. Pode haver um julgamento de valor implícito na maneira como o termo é utilizado: necessidade é usualmente concebida como uma contribuição para uma finalidade séria, não frívola. Entretanto, uma necessidade de laser pode ser tão necessária quanto uma necessidade educacional; as duas podem estar em conflito — por exemplo, ficção popular pode ser educacionalmente perigosa. O conceito da necessidade é inseparável dos valores da sociedade. Uma necessidade pode ou não ser identificada como um desejo; uma necessidade identificada para uma pesquisa poderia ser reconhecida como um desejo, enquanto uma necessidade de crescimento pessoal de lazer identificada poderia muito bem estar em conflito com um desejo expresso. Uma necessidade é uma demanda em potencial.

    Desejo é o que o indivíduo gostaria de ter se o desejo for ou não realmente traduzido em uma demanda a uma biblioteca. O indivíduo pode necessitar de um item que ele não deseja ou desejar um item que ele não necessita ou mesmo não deveria ter. Um desejo, como uma necessidade, é uma demanda em potencial.

    Demanda é o que um indivíduo pede; mas precisamente, um pedido para um item de informação que o indivíduo acredita desejar (quando satisfeita, a demanda pode provar ou não ser um desejo depois de tudo). O indivíduo pode demandar informação de que ele não necessita e, certamente, pode ter necesssidade e desejo por informação que ele não demanda. A demanda é parcialmente dependente da expectativa, que, por sua vez, depende parcialmente da provisão de uma biblioteca ou de serviços de informação para satisfazê-la. Uma demanda é um uso em potencial.

    Uso é o que um indivíduo realmente utiliza. Um uso pode ser uma demanda satisfeita, ou pode ser o resultado de uma leitura casual (browsing) ou ocasional (por exemplo, uma conversa). A informação é reconhecida como uma necessidade ou um desejo quando recebida pelo indivíduo, apesar de não ter sido manifestada como uma demanda.

    Requisito é um termo útil de ligação: pode significar o que é necessário, o que é desejado, ou o que é demandado e pode, portanto, ser empregado para cobrir todas as três categorias. Muitos estudos de necessidade têm sido, de fato, estudos de requisitos.

    Gab. E

    CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.