SóProvas


ID
3026803
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O plantão psicológico, segundo Cury (1999), pode ser pensado como uma modalidade de atendimento clínico, emergencial, aberto à comunidade visando favorecer uma escuta e acolhimento à pessoa no momento de sua crise. A fundamentação teórica e o local, dessa modalidade de atendimento, quando da sua criação é a

Alternativas
Comentários
  • Abordagem centrada na pessoa

  • O plantão psicológico surge como uma modalidade de atendimento proposta pelo Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em 1969, tendo como coordenadora a professora Rachel Lea Rosenberg, cujo objetivo inicial era oferecer um atendimento diferenciado à clientela que procurava o serviço, constituindo-se como uma alternativa às longas filas de espera.

    O plantão psicológico baseia-se no modelo de aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers (criador da ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA), o qual, inicialmente, esteve atrelado ao exame da personalidade por meio dos testes psicológicos. No entanto, Rogers, a partir de sua prática, começa a questionar esse modelo de aconselhamento e propõe uma mudança de perspectiva, passando a dar importância ao cliente e não ao problema, à relação e não ao instrumental de avaliação, ao processo ao invés do resultado.

    FONTE: REBOUCAS, Melina Séfora Souza; DUTRA, Elza. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt., Goiânia , v. 16, n. 1, p. 19-28, jun. 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672010000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 set. 2019.