SóProvas


ID
3027301
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Excerto 1

“[...] Desde a década de 1980, circula nos meios escolares e acadêmicos a discussão sobre a conveniência ou não do ensino-aprendizagem da gramática. Há várias razões para ensinar gramática. A primeira delas é política. O estudo da gramática normativa é um dos meios de conhecer a norma culta e a língua padrão. Esse conhecimento é a principal forma de toda a população ter acesso ao dialeto valorizado em diversas situações formais públicas, como, por exemplo, entrevistas de trabalho. Enquanto o preconceito linguístico ainda for grande fator de exclusão, aprender a dominar a norma culta é um direito que deve ser garantido a todos, para que possam interagir em qualquer evento sem sofrer discriminação. [...]”

SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Português: Literatura-Gramática-Produção de Textos. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2010. [fragmento] 

Em relação à pontuação, o trecho diversas situações formais públicas, como, por exemplo, entrevistas de trabalho poderia ser substituído, sem prejuízo à norma padrão escrita, por diversas situações formais públicas, como entrevistas de trabalho, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • Variações linguísticas: norma culta; linguagem coloquial; linguagem regional; gírias; linguagem vulgar.

    Abraços

  • GABARITO: CERTO

    → original →  diversas situações formais públicas, como, por exemplo, entrevistas de trabalho.

    → com as modificações → diversas situações formais públicas, como entrevistas de trabalho, por exemplo.

    → "por exemplo" é uma expressão denotativa de exemplificação, explicação, pode ser retirada sem qualquer prejuízo, ou, como ocorreu, ser deslocada na frase, está correto.

    → temos um aposto explicativo intercalado por vírgulas (como entrevistas de trabalho), está plenamente correto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻