SóProvas


ID
3027355
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Excerto 4

“[...] À chegada dos portugueses, entre 1 e 6 milhões de indígenas povoavam o território (brasileiro), falando cerca de 300 línguas diferentes, de que sobreviveram hoje cerca de 160. Essas línguas compreendem dois grandes troncos, o tronco macrotupi e o tronco macro-jê, cada qual com suas famílias, línguas e dialetos, além de 20 línguas isoladas, não classificadas em tronco. [...] A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram-nos a praticar duas línguas gerais: a língua geral paulista e a língua geral amazônica, também chamada nheengatu. [...]”

CASTILHO, Ataliba T. de e ELIAS, Vanda Maria. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. p. 442-443 [adaptado]

O pronome oblíquo nos pode tanto ser um complemento direto do verbo, quanto indireto. No caso de levaram-nos tem função de objeto direto.

Alternativas
Comentários
  • IV) pronome pessoal oblíquo, função de complemento, ao passo que os átonos são os simples curtos e os tônicos são os complexos longos

    Abraços

  • Resposta: errado

    Segundo Pestana, os pronomes oblíquos me, te, se, nos vos podem exercer função sintática de sujeito (raramente), objeto direto (normalmente), objeto indireto (normalmente), complemento nominal (raramente) e adjunto adnominal (raramente).

     

    O nos é objeto direto: "levou quem?"  Nos

    O nos nesse emprego indica um enunciador coletivo (de modo vago)

  • Não concordo com o gabarito oferecido pela banca.

    Em...

    "A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram-nos a praticar duas línguas gerais"

    ...a partícula nos trata-se do pronome os devidamente alterado para se colocar de forma enclítica ao verbo levaram, terminado com o ditongo nasal am.

    Por seu tempo, o pronome os faz referencia aos índios. Temos então a construção...

    "A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram os índios a praticar duas línguas gerais"

    Com base no contexto, o verbo levar é bitransitivo, quem leva leva alguém a algo.

    "A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios levaram os índios a praticar duas línguas gerais"

    Sujeito VTDI OD OI

  • Pensei que fosse OD.

    Indiquem para comentário!!!

  • Não entendi esse gabarito. "Nos" é, claramente, objeto direto.

  • Será que é porque tem o valor de "a nós"? Levou a nós?

  • Deixa eu te falar, os pronomes: me- te - se - nos - vos podem ser tanto OD como também OI. Na construção da frase: " levaram-me, esse -me pode ser reescrito da seguinte forma: "levaram a min". Ou seja... essa preposição nos deu um tapa sem mão!

  • INDIQUEM PARA COMENTÁRIO!

  • A banca ERROU. A função é de OD.

    Alguém levou X a Y.

    Essa questão foi comentada pelo professor Fernando Pestana no grupo "Português do Pestana", no Facebook.

  • Neste contexto o verbo levar é bitransitivo.. Quem leva, leva ALGO a ALGUÉM. "A variedade de línguas indígenas e o nomadismo dos índios" é o OD e o pronome "nos" é o OI.

    Resposta - Errada.

  • É fato que o pronome "nos" como pronome átono, pode exercer as funções de O.D. e  O.I.  Mas nesse contexto, além do verbo ser TD, o pronome não está acompanhado de preposição, portanto, não concordo com o gabarito da banca.

  • O gabarito está incorreto e certamente será anulada a questão. O pronome oblíquo "nos" tem função sintática de objeto direto, visto que o verbo "levar", nessa acepção, é bitransitivo. Tanto isso é verdade que logo após o complemento direto há um complemento indireto.