SóProvas


ID
3028207
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As arritmias cardíacas consistem em despolarizações cardíacas que se desviam do ritmo cardíaco normal, há uma anormalidade no local de origem do impulso, sua frequência ou regularidade, ou sua condução. E os fármacos antiarrítmicos atuam por diversos mecanismos de ação. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A procainamida bloqueia os canais de sódio e retarda o movimento ascendente do potencial de ação, retarda a condução e prolonga a duração do QRS do ECG.

II. A flecainida tem como efeitos cardíacos tóxicos o prolongamento excessivo do intervalo QT e indução de arritmia de torsade de points.

III. A moricizina é usada para o tratamento das arritmias ventriculares. É um bloqueador dos canais de cálcio relativamente potente que não prolonga a duração do potencial de ação.

IV. A adenosina possui um mecanismo de ação que envolve a ativação de uma corrente retificadora interna de K+ e a inibição da corrente de cálcio, promovendo uma hiperpolarização acentuada e supressão dos potenciais de ação dependentes do cálcio.

Alternativas
Comentários
  • II- FALSA. A flecainida é um bloqueador potente dos canais de sódio e potássio com cinética de desbloqueio lenta. (Embora bloqueie determinados canais de potássio, não prolonga o potencial de ação ou o intervalo QT.)

    III- FALSA. A moricizina é um derivado fenotiazínico antiarrítmico que foi utilizado para o tratamento de arritmias ventriculares. É um bloqueador do canal de sódio relativamente potente que não prolonga a duração do potencial de ação. A moricizina foi retirada do mercado nos Estados Unidos.

  • A QUINIDINA tem como efeitos cardíacos tóxicos o prolongamento excessivo do intervalo QT e indução de arritmia de torsade de points.