SóProvas


ID
3028618
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, o Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, em Campinas (SP), teve a primeira etapa inaugurada nesta quarta-feira (14.11.18), em cerimônia com a presença do presidente da República, Michel Temer.

Orçado em R$ 1,8 bilhão, o laboratório que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está com as obras civis concluídas e, nesta quarta (14.11.18), passará pelo primeiro teste: uma volta de elétrons em dois dos três aceleradores que compõem o equipamento.

(G1 – https://glo.bo/2TevHX3 – Acesso em 27.04.19. Adaptado)


O novo acelerador permitirá aos pesquisadores desenvolverem tecnologias em setores considerados estratégicos no CNPEM, dentre as quais cita-se, na área

Alternativas
Comentários
  • gab: E

    Atualmente há apenas um laboratório da 4ª geração de luz síncrotron operando no mundo: o MAX-IV, na Suécia. O Sirius foi projetado para ter o maior brilho do mundo entre as fontes com sua faixa de energia.

    (...)

    Na área de saúde, uma delas é o estudo do cérebro humano, o que permitirá desenvolver tratamentos e medicamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas. Também poderá melhorar o diagnóstico por imagens, a eficácia de medicamentos e decifrar estruturas virais para desenvolvimento de vacinas.

    Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2018/11/13/sirius-1a-etapa-da-maior-estrutura-cientifica-do-pais-sera-inaugurada-nesta-quarta-veja-numeros.ghtml

  • Campinas (SP) saúde