SóProvas


ID
3028636
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 11 de abril de 2019, ver Julian Assange, barbado e maltrapilho, tentando resistir à prisão enquanto policiais londrinos o arrastavam pela rua foi um espetáculo que encerrou de forma estranha os sete anos que ele passou dentro da Embaixada do Equador, onde vivia com seu gato, em uma salinha, se definindo como o refugiado político mais famoso do planeta.

(Folha de S.Paulo – https://bit.ly/2Y7D98d – Acesso em 27.04.19. Adaptado)


Essa prisão ocorreu

Alternativas
Comentários
  • gab: A

    A prisão ocorreu horas depois de o governo equatoriano retirar o status de asilo e autorizar que a polícia britânica entrasse no prédio da embaixada. Levado a um tribunal, o ativista foi condenado por violar uma liberdade condicional. Por conta disso ele pode cumprir até um ano de detenção no Reino Unido.

    O atual presidente equatoriano Lenín Moreno afirmou que a paciência do Equador com a conduta de Assange havia chegado ao fim, descumprindo regras como a de não interferir em assuntos de outros países. Segundo o governo equatoriano, o ativista bloqueou câmeras de segurança, agrediu guardas da embaixada, acessou arquivos confidenciais do local, entre outros atos.

    Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/04/11/Por-que-Julian-Assange-do-WikiLeaks-foi-preso-agora

  • Em 27 de julho de 2018, o presidente equatoriano, Lenín Moreno, afirmou que havia iniciado conversas com autoridades britânicas para remover o direito de asilo de Assange. Isso se concretizou em 11 de abril de 2019 e então a polícia de Londres, com a serventia do governo equatoriano, entrou na embaixada do Equador e prendeu Julian Assange. Sua prisão dividiu opiniões pelo mundo, com muitos exortando o acontecimento devido as supostas conexões de Assange com o governo russo para conspirar contra nações ocidentais, enquanto outros afirmam que a prisão dele viola o direito internacional e seria um atentado contra a liberdade de informação.

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar