SóProvas


ID
3028642
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Grupo de Lima decidiu, nesta sexta (03.05.19), convidar Cuba e o Grupo de Contato Internacional (GCI) para participar de maneira conjunta de uma solução para a crise política na Venezuela. A decisão ocorreu após uma reunião de emergência do bloco na sede do Ministério de Relações Exteriores do Peru.

(Folha de S.Paulo – https://bit.ly/2V1PicT – Acesso em 04.05.19. Adaptado)


O Grupo de Lima

Alternativas
Comentários
  • "Os países do Grupo de Lima decidiram fazer as gestões necessárias para que Cuba participe da busca de uma solução para a crise na Venezuela", disse o chanceler peruano, Néstor Popolizio, ao ler comunicado sobre os acordos fechados na reunião.

    Igualmente "decidiu propor ao Grupo de Contato Internacional uma urgente reunião de representantes de ambos os grupos para buscar a convergência no propósito comum de alcançar o retorno da democracia na Venezuela". A reunião de emergência foi realizada para avaliar a crise na Venezuela após a tentativa de rebelião contra o ditador Nicolás Maduro feita por um grupo de militares em apoio ao líder opositor Juan Guaidó, que o bloco diplomático reconhece como presidente interino.

    www1.folha.uol.com.b

  • https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/02/o-que-e-o-grupo-de-lima-que-reune-14-paises-para-discutir-a-crise-na-venezuela.shtml

  • Gabarito c

  • Rússia ainda é aliada e apoiadora de Maduro.

  • Gabarito C

    Paises que apoiam Maduro:

    Turquia;

    Russia;

    Ira;

    Mexico;

    China;

    Cuba;

    Bolivia;

    Niquaragua;