-
"Em suma, eu quis dizer que a opinião pública não existe, pelo menos na forma que lhe atribuem os que têm interesse em afirmar sua existência. Disse que havia, por um lado, opiniões mobilizadas, opiniões constituídas, grupos de pressão mobilizados em torno de um sistema de interesses; e, por outro lado, disposições, isto é, a opinião no estado implícito, que, por definição, não é opinião se com isso se compreende algo que pode ser formulado em discurso com uma certa pretensão à coerência. A definição de opinião/que levei em conta é a definição que se realiza em estado implícito nas pesquisas de opinião. Não é minha opinião sobre a opinião. É simplesmente a explicação da definição de opinião que as pessoas que produzem sondagens de opinião realizam pedindo às pessoas para formularem opiniões ou para tomarem posição sobre opiniões formuladas. Digo simplesmente que a opinião, no sentido da definição social implicitamente admitida pelos que fazem sondagens de opinião ou pelos que utilizam os resultados das sondagens de opinião, não existe."
Fonte: http://evoluireducacional.com.br/wp-content/uploads/2012/08/21979592-Bourdieu-A-opiniao-publica-nao-existe.pdf
-
Gabarito: letra A
Pierre Bourdieu publicou o artigo "a opinião pública não existe". Para ele, o que há, de fato, seriam opiniões constituídas e mobilizadas por meio de um sistema de interesses, de pressões e de forças distintas.
Ele dizia que as pesquisas pedem que as pessoas se posicionem com base em opiniões já pré-formuladas, ou seja, não há uma liberdade de fato, mas sim a produção de uma opinião pública de maneira artificial.
Fonte: prof Julia Branco - Estratégia
-
Pierre Bourdieu foi um sociólogo
francês que buscava superar a oposição entre o indivíduo e a sociedade, e
analisava a coletividade por meio dos agentes sociais e da forma dos
objetos/produções culturais.
Segundo Bourdieu, a chamada
“opinião pública" não é a opinião do público, mas a dos que podem ter opinião,
que possuem instrução para tanto e das pessoas que importam. Ele afirma que a
produção de uma opinião não está ao alcance de todos e nem todas as opiniões
têm valor. Por isso, a concepção de opinião pública, aceita por aqueles que
realizam as pesquisas de opinião pública ou utilizam seus resultados, não
existe.
Gabarito do professor: Letra A.
Fonte:
- Bourdieu, Pierre. A
Opinião Pública não existe. Les Temps Modernes, 318, janeiro de 1973.