SóProvas


ID
3028768
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo ANDRADE (2014), em idosos, além de serem metabolizados e excretados de forma mais lenta, os benzodiazepínicos, pela sua lipossolubilidade, depositam-se no tecido gorduroso que substitui a massa muscular nesses indivíduos. Por isso, o fármaco ideal para sedação de pacientes geriátricos é o Triazolan (rápido início e duração curta). Porém, este ansiolítico não está disponível comercialmente no Brasil. Assim, a escolha recai ao:

Alternativas
Comentários
  • ação ultra curta < 3h MIDAZOLAM

    ação curta 3 a 6h TRIAZOLAM

    intermediária 6 -24h ALPRAZOLAM, LORAZEPAM, ESTAZOLAM

    Ação longa > 24h CLONAZEPAM, DIAZEPAM, FLURAZEPAM

  • Por que nao pode ser o midazolam ??? Tanto o midazolam quanto o triazolam são de classificação ultra-curta.
  • O midazolam tem uma ação muito mais curta do que o lorazepam, devendo ele ser o medicamento de escolha nesse caso. Acho que esse gabarito está equivocado

  • o midazolam é usado como indutor do sono em procedimentos diagnosticos ou pré anestésicos. duração muito curta. imagina o idoso ficar administrando o medicamento a cada 3 horas e caindo no sono direto.

  • O midazolam apresenta maior incidência de efeitos paradoxais, por isso é mais seguro em jovens e adultos. Como a questão trata sobre idosos, a escolha recai sobre o alprazolam ou o lorazepam, porém, a referência da questão (andrade 2014) diz que é o lorazepam, vai lá se saber porquê.