-
Atributos Heroicos ou extraordinários de liderança, muitas vezes exagerados pelos indivíduos atribuídos a determinado líder, são características do estilo de liderança carismática. Gab: "D"
-
Coercitivo: quem detém este poder pode punir através de sanções, de penas, castigos. O medo da punição altera assim o comportamento das pessoas.
Recompensa: se exprime pela capacidade do detentor do poder de incentivar através de prêmios as outras pessoas.
Legítimo: é derivado da posição hierárquica na organização, da estrutura formal da empresa.
Referente: chamado de carismático, herói; é decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém. Como muitos admiram suas personalidades, suas ideias, são influenciadas por ela.
Competência: reconhecimento de que uma pessoa detém um know-how que o diferencia dos demais em algum tema.
-
Gabarito: D
-
O líder carismático também oferece recompensa moral aos liderados.
-
Gabarito: D
Basta lembrar do Lulão! S2
-
Liderança Carismática - O líder expressa confiança, uma visão atrativa e submete-se a autosacrifício. Disposto a correr riscos, sensíveis à limitações ambientais e às necessidades dos liderados.
-
A Liderança Carismática diz que os seguidores do líder atribuem a ele capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança quando observados, vários estudos sobre esta teoria tentam identificar as características pessoais destes lideres carismáticos que os distinguem dos demais lideres.
Robbins (2002, pg. 318) relaciona algumas características chaves dos lideres carismáticos:
Autoconfiança: completa confiança em seu julgamento e capacidade;
Visão: meta idealizada que propõe um melhor futuro do que a situação atual. Quanto maior a disparidade entre essa meta idealizada e a situação atual, mais provável é que os seguidores atribuirão visão extraordinária ao líder;
Capacidade de articular a visão: esclarecer e expressar a visão em termos que sejam compreendidos por outros. Essa articulação demonstra um entendimento das necessidades dos seguidores e, consequentemente, age como uma força motivadora;
Fortes convicções sobre a visão: comprometimento e disposição de assumir altos riscos pessoais, incorrer em altos custos e fazer autossacrifícios para atingir sua visão;
Comportamento fora do comum: os comportamentos são percebidos como novos, fora do convencional e contrários às normas. Quando se obtém sucesso, esses comportamentos causam surpresa e admiração aos seguidores;
Agentes de mudança: são percebidos mais como agentes de mudança radical do que como remediadores da situação atual;
Sensibilidade ao ambiente: capacidade de fazer avaliações realistas das restrições do ambiente e dos recursos necessários para trazer a mudança.
Bons estudos.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias de liderança. Vamos analisar as alternativas apresentadas em busca daquela em que os seguidores de um líder lhe atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança. Vamos lá.
A - incorreta. Não existe uma liderança conhecida por monocrática.
B - incorreta.. A Liderança autocrática é focada líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
C - incorreta. Liderança Democrática é o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança.
D - correta. Robbins (2005) apresenta a seguinte definição para a liderança carismática: "A teoria da liderança carismática diz que os seguidores do líder atribuem a ele capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos. Diversos estudos tentaram identificar as características pessoais dos líderes carismáticos e o mais bem documentado entre eles identificou cinco características que diferenciam os carismáticos dos não-carismáticos: os carismáticos têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto às limitações ambientais como às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos fora do comum".
Com base na análise acima, concluímos que a alternativa "D" é a que deve ser marcada como gabarito para essa questão.
GABARITO: D
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional.11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.